Sábado, 15 de Junho de 2024

Amazônia

Projeto Puxirum promove intercâmbio entre organizações de comunicação na Amazônia
Rede 12/06/2024 - 13h52 Projeto Puxirum promove intercâmbio entre organizações de comunicação na Amazônia O projeto teve início no TechCamp 2023, evento promovido pela Embaixada dos Estados Unidos e pelo laboratório de jornalismo ÉNois, onde organizações de diversas partes do Brasil puderam trocar experiências e receber mentorias.
Êxodo Rural: jovens amazônidas que deixaram seus territórios para buscarem mais oportunidades na cidade
Juventude 14/05/2024 - 15h43 Êxodo Rural: jovens amazônidas que deixaram seus territórios para buscarem mais oportunidades na cidade “Tive que vir para Santarém para estudar e trabalhar, não tive outra opção, mas mesmo assim não me distanciei das lutas por melhorias para o nosso território, para que as futuras gerações possam ter acesso a essas políticas públicas, pois se elas já estivessem sendo efetivadas em nossas comunidades a gente não ia precisar sair de lá”- Elton Arapiun.
Encruzilhadas brasileiras: obras de infraestrutura avançam no Brasil, mas a que custo?
Amazônia 22/04/2024 - 17h39 Encruzilhadas brasileiras: obras de infraestrutura avançam no Brasil, mas a que custo? Um olho na economia, mas nenhum na preservação ambiental: especialistas apontam riscos ambientais de projetos como a BR-319, a Nova Ferroeste e o PL 151/2023.
Mais de 50 organizações anunciam boicote a edital da Fundação Cargill
Luta 04/04/2024 - 14h44 Mais de 50 organizações anunciam boicote a edital da Fundação Cargill Para os indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores e demais comunidades tradicionais da Amazônia e Cerrado, trata-se de uma “tentativa da Cargill de limpar a sua imagem através do financiamento a projetos socioambientais comunitários e a supostos negócios de impacto” e “a única coisa que a Cargill semeia é a violação de direitos e a morte". 
Dragagem no rio Tapajós: obra milionária é mais um exemplo de como a região de Itaituba tem sido afetada pela infraestrutura predatória do agronegócio
Alerta 11/03/2024 - 13h59 Dragagem no rio Tapajós: obra milionária é mais um exemplo de como a região de Itaituba tem sido afetada pela infraestrutura predatória do agronegócio Parte da população vê como desenvolvimento toda essa dinâmica de infraestrutura que a região possui, mas existem aqueles que questionam os impactos que tudo isso gera não só para o meio ambiente, mas também para as pessoas, como é o caso dessa dragagem.
Ferrogrão: movimento indígena faz tribunal popular para condenar a ferrovia que deve impactar seus territórios
Condenação 05/03/2024 - 14h58 Ferrogrão: movimento indígena faz tribunal popular para condenar a ferrovia que deve impactar seus territórios Povos indígenas e afetados pela ferrogrão fazem julgamento simbólico para mandar recado ao Governo sobre a instalação da ferrovia Ferrogrão.
Como o acesso precário ao sistema de saúde afeta as pessoas nas comunidades e aldeias da Amazônia
Precariedade 30/01/2024 - 14h39 Como o acesso precário ao sistema de saúde afeta as pessoas nas comunidades e aldeias da Amazônia Comunidades e aldeias enfrentam a falta de insumos e a carência de profissionais nas unidades básicas, gerando vulnerabilidade e riscos para a saúde das pessoas do território.
Farofa de Saúva: uma culinária antiga de origem indígena e que percorre por gerações
Cultura 09/01/2024 - 14h50 Farofa de Saúva: uma culinária antiga de origem indígena e que percorre por gerações Alguns estudos mostram que a formiga Saúva, Iça ou Tanajura, assim chamada, está entre os 4 insetos mais consumidos pela população brasileira. A formiga içá é uma herança indígena à culinária brasileira que atrai a curiosidade de todos quando se ouve falar.
Organizações da sociedade civil propõem suspensão do projeto da Ferrogrão
Pressão 22/12/2023 - 12h52 Organizações da sociedade civil propõem suspensão do projeto da Ferrogrão Entidades defendem nova concepção sobre a infraestrutura para a Amazônia, priorizando a qualidade de vida de populações locais, a redução das desigualdades sociais e o apoio a arranjos produtivos da sociobiodiversidade, gerando emprego e renda.
Movimentos populares, agricultoras e agricultores do Pará discutem políticas públicas de agroecologia
Proposições 18/12/2023 - 11h16 Movimentos populares, agricultoras e agricultores do Pará discutem políticas públicas de agroecologia Lideranças e representantes de organizações sociais participaram de oficinas em Santarém, Belém e Marabá que resultaram em propostas concretas para o III Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo)
Artista santareno foi selecionado para expor na Bienal das Amazônias
Arte 11/10/2023 - 10h20 Artista santareno foi selecionado para expor na Bienal das Amazônias Francisco Vera Paz representa a arte santarena, na Bienal das Amazônias, denunciando a derrubada irresponsável de florestas nativas.
Juntos pelo bem comum: como os movimentos sociais fortalecem a fiscalização na Amazônia e cooperam com os órgãos ambientais
Combate 12/09/2023 - 10h24 Juntos pelo bem comum: como os movimentos sociais fortalecem a fiscalização na Amazônia e cooperam com os órgãos ambientais Na ausência da atuação pontual e diária dos órgãos de fiscalização do Estado no combate aos ilícitos ambientais, o povo toma para si a tarefa. “Se o Estado não se coloca para fazer esse trabalho, as comunidades se colocam com o próprio corpo” (Renan Luís, componente do Conselho Pastoral da Pesca).
Movimentos sociais e organizações debatem COP-30 na Amazônia e como pretendem se organizar para participar
Fortalecimento 06/09/2023 - 15h26 Movimentos sociais e organizações debatem COP-30 na Amazônia e como pretendem se organizar para participar Projeto Saúde e Alegria promove seminário com organizações para planejar a participação da sociedade civil na Conferência das Partes (COP) na Amazônia.
A relação profunda com as águas para as pessoas que lutam para preservar seus lagos, igarapés e rios, na Amazônia
Águas 24/08/2023 - 17h10 A relação profunda com as águas para as pessoas que lutam para preservar seus lagos, igarapés e rios, na Amazônia Nas sociedades tradicionais a água, incluindo rios e lagos, fazem parte de um território e um modo de vida, base de identidades específicas. As águas do rio são ruas, é caminho, é saber, é lazer, é relógio, é mãe provedora, é amparo.
Marcha dos povos da terra pela Amazônia marca a reivindicação do movimento social por mais participação na Cúpula da Amazônia
Levante 08/08/2023 - 16h53 Marcha dos povos da terra pela Amazônia marca a reivindicação do movimento social por mais participação na Cúpula da Amazônia Desde o dia 4 de agosto, a capital paraense é o centro do debate da Amazônia e das políticas ambientais da Amazônia Legal.