IncentivoXdesmonte 05/02/2025 - 10h23 Enquanto governo federal cria programa de incentivo a docência, governo do Pará desmonta carreira dos professores e precariza ensino na Amazônia Na contramão do programa de incentivo do governo federal à gestão de Helder Barbalho (MDB), sancionou a Lei 10.820/24, que impõe cortes e mudanças drásticas na carreira docente e precariza o ensino para povos da Amazônia. A medida tem sido considerada um ataque à educação pública e aos direitos dos profissionais da área, além de desrespeitar a realidade de estudantes indígenas, ribeirinhos, quilombolas e agricultores familiares.
Pará 28/01/2025 - 09h54 Enquanto Ministra do Governo Federal ouve indígenas na SEDUC, Helder Barbalho vira as costas para a ocupação Reunidos na ocupação da SEDUC, as lideranças indígenas deixaram claro para a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que a luta é pela imediata revogação da Lei 10.820 e pela exoneração do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares. Os manifestantes também exigem que o governador Helder Barbalho compareça à ocupação para negociar diretamente com o movimento.
Denúncia 10/04/2024 - 16h28 Indígenas da aldeia Novo Lugar, na T. I. Maró, denunciam precariedade no serviço de transporte escolar por empresa contratada pela Semed, em Santarém Segundo os moradores, os alunos estão sem poder ir à escola. A principal preocupação é com a segurança dos alunos que iam em embarcações improvisadas, que não obedecem normas de segurança. A Semed se manifestou sobre a situação.
Manifestação 06/03/2024 - 14h11 Precariedade no sistema educacional: estudantes da rede de ensino médio cobram por melhorias na infraestrutura e serviços do Colégio Wilson Dias da Fonseca, em Santarém Desde o final do ano passado, o Colégio Wilson Dias da Fonseca sofre com o problema de inundação do segundo pavilhão do prédio por conta de danos estruturais na caixa d’água, localizada sobre o prédio, obrigando os alunos a estudarem em formato de rodizio, utilizando apenas o 1º pavilhão do prédio.
Formação 20/02/2024 - 13h54 Movimento pela Educação Inclusiva realiza formação para professores da rede de ensino especial, em parceria com UFOPA "Nossa atuação é por educação inclusiva, não apenas educação especial, mas pela inclusão de sujeitos no ambiente educacional de uma maneira plena", afirma Lilian Aquino, sobre o MOVEI e a formação.