Sábado, 15 de Junho de 2024

Educação

Indígenas da aldeia Novo Lugar, na T. I. Maró, denunciam precariedade no serviço de transporte escolar por empresa contratada pela Semed, em Santarém
Denúncia 10/04/2024 - 16h28 Indígenas da aldeia Novo Lugar, na T. I. Maró, denunciam precariedade no serviço de transporte escolar por empresa contratada pela Semed, em Santarém Segundo os moradores, os alunos estão sem poder ir à escola. A principal preocupação é com a segurança dos alunos que iam em embarcações improvisadas, que não obedecem normas de segurança. A Semed se manifestou sobre a situação.
Precariedade no sistema educacional: estudantes da rede de ensino médio cobram por melhorias na infraestrutura e serviços do Colégio Wilson Dias da Fonseca, em Santarém
Manifestação 06/03/2024 - 14h11 Precariedade no sistema educacional: estudantes da rede de ensino médio cobram por melhorias na infraestrutura e serviços do Colégio Wilson Dias da Fonseca, em Santarém Desde o final do ano passado, o Colégio Wilson Dias da Fonseca sofre com o problema de inundação do segundo pavilhão do prédio por conta de danos estruturais na caixa d’água, localizada sobre o prédio, obrigando os alunos a estudarem em formato de rodizio, utilizando apenas o 1º pavilhão do prédio.
Movimento pela Educação Inclusiva realiza formação para professores da rede de ensino especial, em parceria com UFOPA
Formação 20/02/2024 - 13h54 Movimento pela Educação Inclusiva realiza formação para professores da rede de ensino especial, em parceria com UFOPA "Nossa atuação é por educação inclusiva, não apenas educação especial, mas pela inclusão de sujeitos no ambiente educacional de uma maneira plena", afirma Lilian Aquino, sobre o MOVEI e a formação.
Cartilhas 07/11/2023 - 16h22 Tapajós de Fato promove ações de entrega da Cartilha Justiça Climática Pelo Bem Viver As ações ocorreram no Quilombo de Murumuru, Santana do Tapará e Aldeia, locais onde foram produzidas as cartilhas em parceria com a população local.
Tapajós de Fato lança cartilha “Justiça Climática pelo Bem Viver” na virada cultural Amazônia de Pé, em Alter do Chão
Lançamento 04/09/2023 - 16h55 Tapajós de Fato lança cartilha “Justiça Climática pelo Bem Viver” na virada cultural Amazônia de Pé, em Alter do Chão Tapajós de Fato distribuiu pelo menos 200 exemplares da cartilha “Justiça Climática pelo Bem Viver - Território Borari" durante a virada cultural da Amazônia de Pé, que contou com cerca de 3 mil pessoas, no lago dos botos, em Alter do Chão.
Conselho Indígena Tapajós Arapiuns realiza o III Encontro de Educação Indígena do Baixo Tapajós, em Santarém
Construção 06/07/2023 - 15h45 Conselho Indígena Tapajós Arapiuns realiza o III Encontro de Educação Indígena do Baixo Tapajós, em Santarém O encontro discutiu questões relacionadas à educação indígena ofertada hoje nas aldeias, e a construção da matriz curricular indígena, que é um anseio do movimento indígena do Baixo Tapajós para que seja implementada.
Em greve há quase 60 dias professores seguem resistindo e lutando por direitos e melhorias na educação municipal, em Almeirim
Resistência 04/07/2023 - 14h09 Em greve há quase 60 dias professores seguem resistindo e lutando por direitos e melhorias na educação municipal, em Almeirim O governo municipal segue dificultando as negociações, professores em greve sofrem sanções e têm contracheques zerados no mês de junho, ficando em situação financeira difícil. Sintepp Regional Oeste em parceria com suas subsedes municipais e com o apoio do Sintepp Belém promovem campanha de arrecadação de alimentos a serem distribuídos aos trabalhadores.
Além do acesso: as dificuldades que estudantes vindos dos territórios têm enfrentado dentro das universidades
Realidades 27/06/2023 - 10h53 Além do acesso: as dificuldades que estudantes vindos dos territórios têm enfrentado dentro das universidades A permanência de estudantes em universidades, vindos dos mais diversos territórios na região do Tapajós, é uma problemática que ultrapassa a questão de logística e abrange dificuldades como adaptação e saúde mental, todas essas questões afetam diretamente o desempenho acadêmico.
Edinayana Sarmento, natural do município de Monte Alegre, vence a etapa nacional do 52° Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens
Destaque 10/05/2023 - 14h58 Edinayana Sarmento, natural do município de Monte Alegre, vence a etapa nacional do 52° Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens Em sua carta a aluna abordou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em seu trajeto até as escolas, destacando principalmente a falta de segurança e fiscalização nos transportes já que a maioria dos estudantes da região utilizam os rios como meio de locomoção.
Casa Familiar Rural de Santarém completa 26 anos de luta e resistência pela educação no campo
Homenagem 26/04/2023 - 15h23 Casa Familiar Rural de Santarém completa 26 anos de luta e resistência pela educação no campo A Casa Familiar Rural é essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar e de base agroecológica.
Segurança Escolar: momentos de informação e reflexão fizeram parte de reunião da comunidade escolar e pais de alunos, em Santarém
Conversa 26/04/2023 - 10h05 Segurança Escolar: momentos de informação e reflexão fizeram parte de reunião da comunidade escolar e pais de alunos, em Santarém Estar atento aos comportamentos dos filhos foi um dos pontos mais tocados. O diretor do colégio Madre Imaculada alerta que: “a escola auxilia no processo educacional, mas a participação da família na vida dos filhos é muito importante”.
Movimento Tapajós Vivo inicia as atividades da Escola de Militância Socioambiental Amazônida - EMSA, relativas ao ano de 2023
Atuação 28/03/2023 - 16h38 Movimento Tapajós Vivo inicia as atividades da Escola de Militância Socioambiental Amazônida - EMSA, relativas ao ano de 2023 As atividades da escola buscam fornecer conhecimento para fortalecer a consciência crítica sobre mudanças climáticas; fortalecer as estratégias de luta da Bacia do Tapajós, bem como, fortalecer a luta dos movimentos sociais.
Jovens santarenos participam de Conferência Nacional sobre Educação, em Brasília
Representatividade 15/03/2023 - 12h57 Jovens santarenos participam de Conferência Nacional sobre Educação, em Brasília O evento foi realizado na Universidade Federal de Brasília (UNB), e jovens de Santarém representaram os projetos Escola D’água e Território Transformador do Tapajós, únicos projetos do estado do Pará selecionados para participar da programação.
Tapajós de Fato, Feagle e Guardiões do Bem Viver levam para as comunidades do PAE Lago Grande cartilha sobre Mudanças Climáticas e Justiça Climática
Informação 02/03/2023 - 14h13 Tapajós de Fato, Feagle e Guardiões do Bem Viver levam para as comunidades do PAE Lago Grande cartilha sobre Mudanças Climáticas e Justiça Climática A cartilha “Justiça Climática pelo Bem Viver” é fruto do projeto de mesmo nome e tem como objetivo levar educação ambiental às crianças em fase escolar das comunidades do PAE Lago Grande.
Aluna do município de Belterra alcança 980 pontos na redação do Enem
Superação 17/02/2023 - 13h19 Aluna do município de Belterra alcança 980 pontos na redação do Enem “Meus pais ficaram orgulhosos porque sempre souberam que eu gostava de estudar, sempre tive boas notas”, conta a estudante ao Tapajós de Fato.