Sábado, 15 de Junho de 2024

Gênero e Sexualidade

Benzedeiras: mãos que curam os povos da Amazônia
Benzedeiras 03/06/2024 - 15h51 Benzedeiras: mãos que curam os povos da Amazônia As histórias de quem carrega consigo o dom da cura são sempre marcadas por circunstâncias adversas, desde a infância essas pessoas demonstram dons que surgem sem uma explicação, ensinam remédios com folhas, cascas de árvores e conhecem as plantas, é na infância que se identifica uma benzedeira.
Maternidade e Militância: a jornada de Margareth Maytapu, mulher e mãe na luta indígena
Maternidade 02/05/2024 - 15h23 Maternidade e Militância: a jornada de Margareth Maytapu, mulher e mãe na luta indígena Uma jornada marcada por desafios, resiliência e valor coletivo, sua trajetória é um testemunho da capacidade feminina e da determinação de uma comunidade em busca de seus direitos e reconhecimento.
Como a entrada da mineração nos territórios impacta a saúde e a vida das mulheres na Amazônia
Reportagem Especial 25/04/2024 - 12h26 Como a entrada da mineração nos territórios impacta a saúde e a vida das mulheres na Amazônia Quando uma empresa mineradora chega no território as primeiras pessoas impactadas são as mulheres, principalmente as mulheres negras. Com seu território invadido, seu corpo e sua saúde são drasticamente prejudicados, tornando- as mais vulneráveis à doenças, perseguição e morte, quando principalmente, assumem posições de liderança.
Autoras santarenas contam sobre suas obras e inspirações: a arte de expressar sentimentos por meio das palavras
Literatura 17/04/2024 - 17h21 Autoras santarenas contam sobre suas obras e inspirações: a arte de expressar sentimentos por meio das palavras O Tapajós de Fato entrevistou três autoras locais: Jenna Valéria, Amanda Brito e Greice kelly. Que nos contaram sobre suas histórias de vida, as motivações que as levaram a se tornarem autoras e suas criações.
V Sarau Curupira realizado pelo Tapajós de Fato homenageia a luta das mulheres por justiça climática na região do Oeste do Pará
Evento 02/04/2024 - 18h00 V Sarau Curupira realizado pelo Tapajós de Fato homenageia a luta das mulheres por justiça climática na região do Oeste do Pará O evento também contou com um momento simbólico, dedicado a homenagear mulheres que de alguma forma impactam e inspiram outras mulheres com seus trabalhos. As homenageadas foram Auricélia Arapiun, indígena e presidenta do Conselho Deliberativo da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e Damilly Yared, comunicadora popular e colaboradora do Tapajós de Fato.
III Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas, realizado em Óbidos, debate sobre gênero e clima
Evento 25/03/2024 - 16h35 III Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas, realizado em Óbidos, debate sobre gênero e clima Liderado por nove (9) mulheres da região do Baixo Amazonas, com a parceria do Ministério Público do Oeste do Pará (MPPA), o fórum discute acerca da construção de possibilidades de acesso à políticas públicas já garantidas em lei e estrutura meios para inserir novas políticas que atendam as demandas atuais.
Saúde da mulher amazônida: profissionais da saúde alertam para precariedade no atendimento às mulheres ribeirinhas
Negligência 14/03/2024 - 12h49 Saúde da mulher amazônida: profissionais da saúde alertam para precariedade no atendimento às mulheres ribeirinhas A falta de ações que visem a prevenir doenças graves é uma carência da mulher ribeirinha, quilombola e indígena.
Mulheres ribeirinhas e a dificuldade de denunciar violência doméstica na região oeste do Pará
Realidade 06/03/2024 - 14h21 Mulheres ribeirinhas e a dificuldade de denunciar violência doméstica na região oeste do Pará Relatório de segurança mostra o aumento da violência contra mulheres na Amazônia, e a logística da região é uma das dificuldades para mulheres ribeirinhas denunciarem violência.
Maternidade e Militância: mães-solo universitárias e os desafios para militar e maternar na universidade
Maternidade 14/11/2023 - 20h44 Maternidade e Militância: mães-solo universitárias e os desafios para militar e maternar na universidade Ingrid Ohandra, conta os desafios de conciliar a militância no movimento estudantil, a maternidade e a universidade.
Tema da Redação do Enem 2023 faz refletir sobre a condição de trabalho doméstico feminino não remunerado, nem reconhecido
Mulheres 09/11/2023 - 12h39 Tema da Redação do Enem 2023 faz refletir sobre a condição de trabalho doméstico feminino não remunerado, nem reconhecido Candidatos que fizeram a prova do Enem tinham que escrever a respeito dos desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil.
Maternidade e Militância: mães que constroem os espaços de ativismo
Maternidade 27/10/2023 - 15h05 Maternidade e Militância: mães que constroem os espaços de ativismo Os desafios enfrentados por Keyse Oliveira, mãe e ativista socioambiental, que explica como é participar dos espaços e maternar.
Descriminalização do aborto: motivos e sentimentos de mulheres que realizaram a interrupção de gravidez indesejada
Direito 26/09/2023 - 16h43 Descriminalização do aborto: motivos e sentimentos de mulheres que realizaram a interrupção de gravidez indesejada Os relatos presentes na reportagem são de mulheres que tiveram a coragem de decidir sobre seus próprios corpos, mesmo se colocando em risco. Esses motivos e sentimentos foram expressados não como uma obrigação de justificativa para a sociedade, mas sim para mostrar que as mulheres precisam ser ouvidas e não julgadas.
Mulheres-mães precisam de mais apoio para permanecerem no espaço acadêmico
Maternidade 22/09/2023 - 12h07 Mulheres-mães precisam de mais apoio para permanecerem no espaço acadêmico Mulheres-mães que são pesquisadoras têm necessidade de mais tolerância e incentivo financeiro dentro de instituições de ensino superior para manterem produtividade científica.
Festival Climou - mulheres por justiça climática é realizado em Santana do Tapará
Mulheres 19/09/2023 - 11h04 Festival Climou - mulheres por justiça climática é realizado em Santana do Tapará Festival Climou em Santana do Tapará, que foi realizado quarta (13) e quinta-feira (14), mostra protagonismo de mulheres na luta por justiça climática.
Terra de Direitos promove seminário de enfrentamento à violência política, no município de Santarém
Debate 31/08/2023 - 11h05 Terra de Direitos promove seminário de enfrentamento à violência política, no município de Santarém Seminário realizado com os objetivos de diminuir o número de casos de violência política contra as mulheres e de dar apoio a ações que previnam e combatam a violência política contra elas cria carta coletiva de enfrentamento a esse tipo de violência.