Domingo, 26 de Janeiro de 2025
Saúde Preparação

Pré-conferências de saúde são realizadas em 5 zonas da cidade de Santarém

Saúde, garantia dos direitos e a defesa do SUS são os temas das pré-conferências que acontecem hoje e visam ouvir a demanda da população santarena.

15/12/2022 às 13h47
Por: Darlon Neres Fonte: Tapajós de Fato
Compartilhe:
Foto reprodução
Foto reprodução

Acontece neste dia 15 de dezembro as pré-conferências de saúde, que trazem como tema central: garantir direitos e defender o SUS, à vida e à democracia. Os encontros têm por objetivo geral avaliar as ações desenvolvidas e propor novas ações, de acordo com a realidade de cada localidade, para a implementação da política e do plano municipal de saúde dos próximos anos no dia da Conferência Municipal.



As conferências têm caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerada pelos gestores das políticas e pela sociedade santarena, cabendo ao Conselho estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações. 

 

Sendo assim, toda a sociedade de Santarém é convidada a participar desse processo de suma importância para a saúde do município, e da garantia da efetividade do Sistema Único de Saúde – SUS.

   Foto/ Reprodução Conselho de Saúde

 

As pré-conferências de saúde já ocorreram nas regiões de rios e do planalto, e agora na zona urbana, o Conselho de Saúde e a Secretaria de Saúde estão empenhados para que os encontros tenham a presença da sociedade, já que são neles que são feitas as demandas para a apresentar na 16ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 19 e 20 de janeiro de 2023.

 

O Tapajós de Fato conversou com Claudia Santana, presidente da Federação de Associações Comunitárias de Santarém (FAMCOS), e também integra o conselho saúde.

 

“Enquanto federação, nós vemos na seguinte forma, que a participação popular faz toda diferença, diante da construção das políticas públicas em qualquer segmento, e a pré conferência municipal de saúde é onde nós podemos garantir a participação popular. A vontade do povo nas elaborações das políticas públicas, em especial da saúde, com defesa do SUS, com suas prioridades, seus serviços com qualidades e direcionado para quem mais precisa, no caso a população de modo em geral”.

 

Claudia ressalta ainda sobre o que é importante nas pautas, “as questões das unidades básicas de saúde, garantindo atendimento humanizado, garantindo médicos para atendimento da população, em especial tratar até mesmo da saúde da mulher, discutindo a pediatria, necessidades básicas que precisamos dentro dos bairros, principalmente em bairros periféricos, onde nós temos um grande número de pessoas descobertas que não têm postos de saúde ou até mesmo não tem agentes de saúde, então é importante a participação de todos”.

 

As pré-conferências acontecem a partir das 18h30min de hoje, acompanhe abaixo os locais e zonas:

 

Na zona Leste acontece no Ginásio da Escola São José Operário, localizado na Av. Dom Frederico Costa, Urumari.

 

Zona Sul será na Sede da ASSOFRAN, Associação do bairro São Francisco, bairro São Francisco.

 

Zona Central na Associação da Interventoria, localizada na Av. Castelo Branco.

 

Zona Norte na Igreja Nossa Senhora de Fátima , localizada na São Sebastião, na Tv. Professor Carvalho, bairro da Aldeia.


Zona Oeste acontecerá na Escola Ubaldo Corrêa, localizado na Rodovia Fernando Guilhon, Bairro Nova Vitória.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.