A saga do transporte público aqui em Santarém ganha mais um capítulo, desta vez a denúncia vem dos alunos das universidades públicas do município.
A denúncia parte dos alunos do turno da noite que dependem dos ônibus da empresa CC Sousa, não bastasse o aumento de passagem feito pelo prefeito Nélio Aguiar, no penúltimo dia do ano de 2022, que começou a valer na última segunda-feira (9), agora os universitários reclamam que os ônibus desta linha não estão cumprindo seus horários.
De acordo com os denunciantes, que não quiseram se identificar com medo de represálias, a empresa CC Sousa está simplesmente “recolhendo” os ônibus antes do plantão das 22h, sendo que as universidades liberam os alunos neste horário.
"Quando questionamos os funcionários da empresa, eles falaram que as universidades particulares, principalmente a Unama, estão de férias e que são elas que movem as linhas da noite," afirma uma das denunciantes.
A "desculpa" no caso seria o recesso das universidades particulares daqui de Santarém, um pretexto completamente raso e absurdo, levando em conta o alto contingente de alunos da Uepa e da Ufopa que utilizam o transporte público, muitas vezes bem mais que os alunos que são das universidades particulares
.
Foto: Reprodução das redes sociais
Esse problema não é só uma questão de mobilidade, mas também de segurança pública, muitos desses alunos moram em bairros distantes. Uma das denunciantes que mora no Uruará, relatou as dificuldades que vem enfrentando.
"Ontem eu vim andando da Ufopa pra casa, mandei mensagem pra empresa reclamando e eles não responderam, e moto táxi naquela área da cidade é horrível. Os funcionários falam que nas férias os balões são reduzidos, porém a empresa já foi informada que têm universidades em aula nesse período e que era pra deixar o horário normal do plantão, mas não adiantou de nada".
A equipe de reportagem do Tapajós de Fato procurou a União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES), que entrou em contato com o advogado da Sindicato das empresas de Transporte Público de Passageiros de Santarém e Beterra (Setrans), que por coincidência é empresário da empresa CC Sousa, e que ficou de averiguar a situação e encaminhar a resposta da empresa que até a finalização desta matéria ainda não aconteceu.
Diante da essa denúncia, espera-se um posicionamento dos Órgãos competentes e que a empresa reveja suas atividades, tendo em vista que não há justificativa plausível para o recolhimento dos ônibus mais cedo e para que os alunos não sejam ainda mais prejudicados com essa situação, voltando assim ao cumprimento de suas obrigações normativas.