Em Monte Alegre, moradores reivindicam ações do poder público para averiguar crimes de poluição sonora em posto de combustível do município.
O posto fica localizado no bairro Cidade Alta, próximo ao centro comercial da cidade e concentra carros com som alto que estão tirando o sossego dos moradores das proximidades durante a noite. Segundo relatos, os proprietários dos carros se concentram no início da noite e vão até a madrugada.
“Eles se concentram aqui e ligam os sons dos carros no volume máximo. E isso vai até de manhã, às vezes. O início da semana é mais tranquilo, mas no fim de semana é impossível ter uma noite de sono. A gente tem medo de ir reclamar porque eles sempre usam a desculpa de que só existe prédio comercial aqui, e não é verdade”, diz um dos moradores que vive nas imediações do posto.
Há ainda denúncias de consumo de bebidas alcoólicas, inclusive por menores de idade, que também frequentam o local.
“O posto também vende bebida alcoólica, então quando os outros estabelecimentos fecham vai todo mundo beber no posto. E fica muita gente bebendo ali, inclusive, menores de idade. Aí fora o barulho dos carros a gente ainda tem que aguentar o barulho feito pelas próprias pessoas, que ficam bêbadas e acabam falando alto também”.
No último dia 12 de janeiro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) instaurou um procedimento administrativo para apurar as denúncias. O ato foi assinado pelo promotor de justiça, David Terceiro Nunes Pinheiro, e publicado no Diário Oficial do Estado.
“A gente espera que o poder público faça alguma coisa para resolver a situação, porque já são anos denunciando e nada é feito”, desabafa o morador.