Grupo de Teatro Kauré lança a 38ª edição do espetáculo da Paixão de Cristo

Neste ano, assim como aponta o tema da Campanha da Fraternidade para a fome, o espetáculo Paixão de Cristo também traz a mensagem da fome por justiça, fome de valorização da cultura e da justiça social.

10/03/2023 às 17h34
Por: João Serra Fonte: Tapajós de Fato
Compartilhe:
Tapajós de Fato
Tapajós de Fato

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (10), no salão paroquial da Igreja São Raimundo, o grupo de teatro Kauré fala como estão os preparativos para a 38ª edição do espetáculo Paixão de Cristo.  

 

O espetáculo Paixão de Cristo vai além de apenas um espetáculo sacro, através dele é se busca combater a intolerância religiosa e contextualizar a história bíblica com as realidades da sociedade contemporânea, assim como o tema da Campanha da Fraternidade, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que este ano tem como tema central a fome.

 

A novidade deste ano é que o espetáculo vai ser transmitido ao vivo pelo canal da Tv Encontro e pelo canal do YouTube, na busca de aumentar o público do espetáculo, podendo ser visto em outros lugares.

Além disso, nesse momento de preparação e durante o dia do espetáculo, o trabalho social também é desenvolvido, campanhas de doação de sangue para aumentar o banco de sangue do Hemopa e arrecadação de alimentos para serem doados a organizações sociais, já mapeadas pelo Kauré.

 

Para a realização do espetáculo, o elenco e equipe técnica somam cerca de 300 pessoas. Alenilson Ribeiro, que cuida da parte do elenco do espetáculo, conta que “150 pessoas trabalham em núcleos, o núcleo das crianças que vai ser coordenado pela Rosenira Pires, uma atriz dançarina que vai cuidar da parte das coreografias. O grupo de jovens que vai trabalhar as cenas da campanha da Fraternidade, coordenado pela atriz Soledade Vidal e o próprio espetáculo Paixão de Cristo que vai ser coordenado pelo diretor Carlos Miranda. É um trabalho de harmonia, cada um trabalha nos seus grupos e depois a gente junta tudo formando um grande espetáculo”.

 

Este ano o espetáculo conta com a contribuição de atores de outros grupos de teatro como o Terra Firme, Papa Chibé, assim como a participação de outras organizações do movimento cultural, o movimento de fazedores de cultura, a própria igreja católica e Associação de Teatro de Santarém. Mesmo com essa gama de parceiros, os desafios para dar continuidade ao espetáculo perpassam por esforços de toda a equipe, que são pessoas que fazem tudo por amor à arte, que dependem de outras atividades para tirar seus sustentos.

 

mesa composta por membros  do grupo de teatro Kauré na coletiva de imprensa. Foto: Tapajós de Fato.

 

A Secretaria Municipal de Cultura contribui com as estruturas para o espetáculo, segundo o secretário Luiz Alberto, é o único apoio viável, “a lei do terceiro setor impossibilita que a gente contribua com o mais, no entanto a gente contribui com palco, som, iluminação e banheiros”.

 

Para cobrir outros custos, como a logística do espetáculo, a equipe organizadora vai lançar uma campanha virtual para doação, além de contar com a colaboração dos “amigos da paixão”, aquelas pessoas que todos os anos costumam contribuir financeiramente para a realização do evento. Por ser um elenco grande, uma campanha para conseguir túnicas para os atores ou recurso para comprá-las, já está em curso.

 

Figurino utilizado no espetáculo Paixão de Cristo

 

O espetáculo traz junto de si o legado social, são muitos jovens que dedicam tempo e talento para a arte em Santarém. Neste ano, assim como aponta o tema da Campanha da Fraternidade para a fome, o espetáculo Paixão de Cristo também traz a mensagem da fome por justiça, fome de valorização da cultura, da justiça social.

 

O espetáculo é um evento consagrado e emblemático da cultura e do teatro santareno, mostrando o que há de melhor na produção teatral da cidade, contribuindo diretamente no enriquecimento e na difusão das artes cênicas em Santarém, colocando em evidência o potencial e a qualidade dos artistas da cidade e região, além de formar plateia por gerações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.