Segunda, 07 de Outubro de 2024
Educação Representatividade

Jovens santarenos participam de Conferência Nacional sobre Educação, em Brasília

O evento foi realizado na Universidade Federal de Brasília (UNB), e jovens de Santarém representaram os projetos Escola D’água e Território Transformador do Tapajós, únicos projetos do estado do Pará selecionados para participar da programação.

15/03/2023 às 12h57
Por: Darlon Neres Fonte: Tapajós de Fato e IMEA
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Ascom IMEA
Ascom IMEA

Jovens santarenos representam a região Norte na 5ª edição da CONANE, em Brasília. Os projetos Escola D’água e Território Transformador do Tapajós, coordenados pelo Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA), foram os únicos projetos do estado do Pará selecionados para participar da programação oficial da Conferência Nacional de Alternativas para uma Outra Educação (CONANE). O evento esteve em sua quinta edição e reuniu especialistas em educação, nos dias 10, 11 e 12 de março, na Universidade de Brasília/DF. 

 

“Com uma delegação formada por cinco pessoas, dentre elas, quatro jovens, fomos representar Santarém e o estado do Pará na programação oficial da 5º edição da CONANE. Os jovens fizeram apresentações extraordinárias e participaram de mesas redondas como convidados. Voltamos para Santarém com muita alegria e orgulho da participação da nossa juventude”, comenta Lucineide Pinheiro, consultora do IMEA e coordenadora dos projetos. 

 

A CONANE reúne especialistas para debater outras possibilidades para a educação, além de servir de palco para projetos e escolas inovadoras compartilharem seus trabalhos. Entre os temas deste ano, estão: aprendizagem com a natureza; rede de proteção escola-comunidade; cultura de paz nas escolas; consciência climática; educação sexual; igualdade racial; educação indígena; entre outros.

 

Painel temático "Como articular as lutas das juventudes às lutas das educadoras e educadores?" Foto: IMEA

 

Os projetos Escola D’água e Território Transformador do Tapajós impactaram, somente no ano passado, mais de 10 mil pessoas entre jovens, estudantes e professores de escolas da rede municipal e estadual de Santarém, além de universidades.  

 

Jeferson Vasconcelos, jovem quilombola e estudante de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), apresentou o projeto Escola D’água, na roda de conversa “Escolas 2030”, e destacou a oportunidade que teve de fazer conexões e trocar experiências durante o evento. “Eu me sinto muito grato por ter participado da CONANE. Conheci diversos líderes, militantes e pesquisadores que lutam por movimentos sociais e pelo direito à educação. Acredito que essa troca de experiências irá trazer muitos benefícios para o nosso projeto aqui em Santarém”, disse. 

Roda de Experiências “Escolas 2030” com a participação de diversos educadores do país Foto: IMEA

 

A Escola D’água visa capacitar crianças e professores para serem agentes de promoção da sustentabilidade ambiental, por meio de ações individuais e coletivas, para cuidar da água do planeta. Atualmente, o projeto envolve 13 escolas parceiras da rede pública municipal e estadual. Já o Território Transformador do Tapajós atua diretamente com lideranças juvenis a fim de engajar 1% de toda a juventude do Tapajós em narrativas, ações e experiências transformadoras. 

 

Os jovens Henrique Ferreira e Clara Gentil, reconhecidos como Jovens Transformadores pela ONG internacional ASHOKA, também participaram do evento, no painel temático "Como articular as lutas das juventudes às lutas das educadoras e educadores?". Clara Gentil comentou sobre a temática debatida. “Falamos sobre a importância de uma educação regionalizada, para que o jovem possa aprender sobre a sua origem, o seu território e o seu povo. Falamos também sobre a importância da educação pública e da presença de professores transformadores na vida dos alunos”, disse. 

Para Henrique, foi um momento propício para apresentar as vivências de jovens amazônidas e ribeirinhos. “Eu encaro a nossa participação na CONANE como uma virada de chave. Conseguimos compartilhar nossas ideias e levar um pouco da nossa cultura para todos os participantes. Estávamos em um grupo muito diverso, com pessoas de todo o país, mas que estavam abertas para ouvir novas perspectivas”, comentou. 

 

 

Roda de Experiências “Escolas 2030” com a participação de diversos educadores do país Foto: IMEA




*Texto em Colaboração com IMEA

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