Segunda, 07 de Outubro de 2024
Cultura Evento

Povo Tupinambá do Baixo Tapajós realiza festival cultural na Aldeia Muratuba

Cultura dos Tupinambá será o destaque do I Festival Cultural do Território Tupinambá.

06/09/2023 às 12h21
Por: Fernanda Lima Fonte: Tapajós de Fato
Compartilhe:
Foto reprodução da internet
Foto reprodução da internet

O Citupi – Conselho Indígena Tupinambá –, entidade que representa mais de vinte aldeias do Baixo Tapajós, vai realizar na próxima quinta-feira (7), na Aldeia Muratuba, I Festival Cultural do Território Tupinambá.

 

O evento será no feriado do dia da independência, o que dá ao festival status simbólico uma vez que o povo Tupinambá hoje também está na torcida e na dependência dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal para se ver livre de uma das maiores ameaças para as aldeias nos últimos anos: a tese do Marco Temporal.

 

Na certeza da vitória, o I Festival Cultural do Território Tupinambá vem celebrar, na semana da Amazônia, os valores e as tradições dos povos que vivem em aldeias do Baixo Tapajós. Será um momento de ritos, jogos e danças, envolvendo esses habitantes da bacia do Tapajós.

Foto: Instagram Citupi.amazonia

 

A programação do evento se estenderá por todo o dia de quinta-feira.

 

Pela manhã:

Logo no início da manhã, às 8h, os indígenas farão um ritual de abertura que será seguido pela abertura oficial do evento, às 8h30. Depois disso, às 9h, iniciam-se as disputas:

 

No rio, em frente à aldeia, ocorrerá a canoagem, que contará com representantes de diversas aldeias que mostrarão força e resistência enfrentando o nosso gigante azul. Tudo com muito respeito ao Tapajós, que é a via por onde transitam para outras comunidades e, ao mesmo tempo, fonte de sustento, já que a pesca é uma atividade comum e necessária para os tupinambás conseguirem o pescado que será servido em suas mesas.

 

Na praia, sobre o manto sagrado de areias brancas que cobre as margens do Tapajós, indígenas provarão suas habilidades pelo uso de instrumentos tradicionais, que já eram usados pelos seus ancestrais para conseguir alimentos por meio da caça: arco e flecha e lança – armas que que desafiam a capacidade de precisão dos participantes. Ainda pela manhã, será disputada a envira de guerra.

 

À tarde:

Após o almoço e aquela cesta para recarregar as baterias, às 13h20, continuam as disputas. Primeiramente, ocorrerão as corridas. Serão três modalidades diferentes desafiando as habilidades físicas dos participantes. A corrida com tronco é a modalidade inicial, seguida da corrida de resistência e a corrida de velocidade fecha esse momento de provas no plano horizontal.

 

Agora, temos uma prova na vertical. O desafio da peconha – cinto de envira que enrolado aos pés ajuda a subir em palmeiras – mostrará quem será o mais rápido apanhar o açaí, certamente, uma das maiores riquezas da floresta amazônica.

 

Mas não é só de modalidades individuais se constitui o festival. A tarde será fechada com um torneio de um esporte coletivo bem popular: o futsal.

Chegou a hora de se preparar para a noite.

 

À noite:

O luar na Aldeia Muratuba é quem vai brilhar mais com a beleza das kunhãs-purangas que estarão se apresentando para que seja eleita a mais bela do festival. Depois dessa disputa de beleza, haverá apresentação de danças que será seguida de uma gincana.

 

Foto: Instagram Citupi.amazonia

 

O encerramento do festival se dará logo após a entrega das premiações aos vencedores dos jogos, da disputa de kunhãs-purangas e da gincana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.