Sábado, 15 de Junho de 2024
Notícias Lançamento

De Olho nos Ruralistas lança “Elizabeth”, documentário sobre a líder camponesa Elizabeth Teixeira na Unifesspa

Filme com a protagonista de “Cabra Marcado para Morrer” e outras mulheres da Paraíba será lançado no dia 27/09.

25/09/2023 às 16h00 Atualizada em 04/10/2023 às 21h21
Por: Tapajós de Fato Fonte: ASCOM Fogaça Comunicação
Compartilhe:
Foto divulgação
Foto divulgação

O O documentário "Elizabeth", um retrato da líder camponesa Elizabeth Teixeira, será lançado no dia 27 de setembro no auditório da Unidade I, com a presença dos diretores Alceu Castilho e Laura Faerman. O evento também é parte das comemorações de sete anos do observatório De Olho nos Ruralistas

 

Elizabeth foi uma das líderes das Ligas Camponesas na Paraíba e protagonista do filme "Cabra Marcado para Morrer", clássico de 1984, dirigido por Eduardo Coutinho. Com 98 anos de idade, ela foi entrevistada pela equipe do De Olho nos Ruralistas, que ouviu também outras mulheres camponesas da Paraíba sobre seu legado.  

 

“Elizabeth é um símbolo da luta camponesa no Brasill”, afirma o diretor do observatório, Alceu Luís Castilho. “Aos 98 anos ela ainda tem muito o que nos ensinar, e mais pessoas precisam conhecer sua história e seu legado”.

A exibição do filme marca as comemorações de sete anos do De Olho, em setembro. O documentário integra a editoria De Olho na História, dedicada à questão agrária no Brasil e à memória dos povos do campo e suas lutas.

Desde 2016, o observatório mostra a face oculta do agronegócio no Brasil, apontando os crimes ambientais, os verdadeiros invasores de terras, a movimentação política da bancada ruralista, os interesses das grandes corporações, os ataques à segurança alimentar e a violência contra indígenas, quilombolas e camponeses.

A resistência dos povos do campo, sintetizada por Elizabeth Teixeira, é o outro grande eixo temático do De Olho nos Ruralistas.

Após o filme haverá uma roda de conversa sobre as lutas e resistências dos povos do campo e a atuação do observatório — com a equipe do documentário, pesquisadores/as da Unifesspa e representantes dos movimentos sociais de luta pela terra.

 

Sobre o observatório

 

De Olho nos Ruralistas é um observatório do agronegócio no Brasil, de seus impactos sociais e ambientais e seu expansionismo — em um contexto de mudanças climáticas em um planeta finito.

Dirigido pelo jornalista Alceu Luís Castilho, autor de “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro?” (Contexto, 2012), o observatório, ao longo desses sete anos, tem-se afirmado como referência para pesquisadores de diversas áreas, da alimentação à questão agrária, do ambiente aos conflitos no campo.

 

Além do site, onde divulga suas reportagens e relatórios, De Olho nos Ruralistas conta com um canal do YouTube, com mais de 20 mil seguidores, onde são veiculados programas como o De Olho no Congresso, sobre as digitais do agronegócio em Brasília, o De Olho na Resistência, sobre as lutas dos povos do campo, e o De Olho na História.

O observatório tem dado ênfase à divulgação de material audiovisual e de dossiês sobre política e questão agrária no Brasil, elaborados por uma equipe formada por jornalistas e profissionais de diversas áreas do conhecimento. Um trabalho de grande repercussão em 2023 foi a série “Os Invasores”, que esmiuçou a propriedade de fazendas sobrepostas em terras indígenas por políticos e corporações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.