Sábado, 15 de Junho de 2024
Notícias Lançamento

Saúde e Alegria lança projeto Escola Floresta Ativa, iniciativa de educação em território amazônico

Parceria entre Projeto Saúde e Alegria e Fundação Toyota do Brasil visa fortalecer economia da floresta em pé e empoderar comunidades locais através de cursos de capacitação.

30/04/2024 às 16h11 Atualizada em 02/05/2024 às 15h38
Por: Marta Silva Fonte: Tapajós de Fato
Compartilhe:

No último dia 25 de abril (quinta-feira) o Projeto Saúde e Alegria fez o lançamento do seu mais novo Projeto Escola Floresta Ativa, apoiado pela Fundação Toyota do Brasil.

Em uma tarde com uma programação recheada de regionalidade, o Saúde e Alegria recebeu em sua sede em Santarém, o presidente da Fundação Toyota do Brasil, Roberto Braun, o diretor da Fundação, Otacílio do Nascimento, acompanhados de uma delegação de alguns outros representantes da Toyota na região; bem como, o Secretário de Meio Ambiente, João Antonio Paiva de Albuquerque, a senhora Ivete Bastos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém e de diversas outras entidades da sociedade civil organizada e lideranças de Santarém, para o lançamento.

O Projeto Floresta Ativa

A Escola Floresta Ativa se propõe a ser uma plataforma de educação comunitária para a formação das comunidades da Amazônia, visando fortalecer a economia da floresta em pé.

O coordenador do projeto, Fábio Pena, explicou durante o lançamento que isso se dará por meio de “ofertas de cursos de capacitação para as comunidades”, que inicialmente abrangerá comunidades de Santarém e Belterra. 

O projeto visa responder aos desafios de geração de renda e do êxodo rural, a busca por um modelo de formação profissional contextualizada com a realidade das comunidades e o fortalecimento da bioeconomia na região do Tapajós.

Fabinho Pena, coordenador do projeto/ASCOM Projeto Saúde e Alegria

“A gente quer que esses cursos, que essas capacitações possam responder às demandas por serviços locais que já existem. Tem várias iniciativas que o próprio Saúde e Alegria, mas não somente, várias de outros projetos [organizações] estão desenvolvendo né, de geração de renda, de economia, e que o que falta às vezes é capacitação das pessoas que vão gerir isso… a gente quer que esse projeto seja um braço de formação, da apropriação das comunidades dessas iniciativas que a gente vêm implementando aí nas diversas áreas: turismo de base comunitária, artesanato, sementes, restauração, meliponicultura, inclusão digital, enfim, uma diversidade de temas potenciais que a região tem”. 

Dentre os cursos previstos de serem ofertados, estão o de turismo de base comunitária e seus serviços (gestão de empreendimentos coletivos, boas práticas de manipulação de alimentos, gastronomia, condutores de trilhas na natureza, boas práticas de receptivo),  inclusão digital, manejo de óleos e sementes da floresta, manejo de abelhas e produção de mel, energias renováveis (formação de eletricistas do sol), artesanato da floresta, gestão e proteção territorial, entre outros.

Presidente da Fundação Toyota, Roberto Braun e demais membros de sua comitiva apreciando os artesanatos da Turiarte em exposição durante o evento/ ASCOM Projeto Saúde e Alegria

Fundação Toyota do Brasil 

A Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que atua no Brasil desde de 2009. Tem como missão promover a sustentabilidade por meio de atividades de conservação, educação ambiental, ajuda humanitária e engajamento cívico e seu foco está em causas ambientais que visam equilibrar as áreas urbanas, rurais e silvestres. (Fonte: fundacaotoyotadobrasil.org.br)

Segundo o presidente da Fundação, Roberto Braun, presente no lançamento, “a fundação tem diversos projetos no país, abrangendo vários biomas [...] e a Amazônia têm um potencial de desenvolvimento muito grande, logo, é uma satisfação para a fundação fechar essa parceria com o Saúde e Alegria em um projeto que têm como foco a educação”.

Durante o lançamento, a nível de exemplificação do potencial das formações, foi apresentado ao representantes da Fundação Toyota do Brasil e demais participantes do evento, a oficina “Mulheres eletricistas do sol” uma formação exclusiva para mulheres que ensinou os fundamentos da eletricidade básica e energia solar fotovoltaica off grid, realizada em março de 2024.

A sociedade e o público beneficiado pelo projeto

A iniciativa visa beneficiar cerca de 500 pessoas das comunidades onde estejam sendo implantados projetos voltados para desenvolvimento econômico e produção de renda.

Ao longo da programação algumas lideranças femininas da região, de posse da palavra, parabenizaram o Saúde e Alegria por mais essa iniciativa. Arlete Kumaruara, representante do Conselho Índigena Tapajós Arapiuns - CITA, pontuou a importância de formações sendo ofertadas dentro dos territórios. Segundo ela, “isso é fortalecedor”. 

Luiza, coordenadora da Tapajoara, enfatizou que essas iniciativas vêm para fortalecer a juventude nos territórios, que muitas vezes precisam sair de seus territórios em busca de formação e de conhecimento.  

Dona Ivete Bastos, presidente do STTR, pontuou que “conhecimento é poder” e levar conhecimento à juventude rural dos territórios é uma forma de empoderá-los, agradeceu as parcerias que ajudam na superação das dificuldades e disparidades sociais nos territórios.

Roberto Braun, Ivete Bastos, Luiza e Arlete Kumaruara/ ASCOM Projeto Saúde e Alegria

“A gente está muito feliz com mais uma nova parceria, mais uma soma de esforços Saúde e Alegria, comunidades e fundação, no caso a Fundação Toyota, e poder estar lançando um sonho antigo, que é um projeto voltado para educação, para capacitação no sentido de formar pessoas da própria comunidade para os empreendimentos que a gente vem implantando em parceria com eles, seja pousadas comunitárias, sistemas de energia renovável, saneamento, os sistemas agroflorestais para melhorar a produção de alimentos e diversificar também a oferta de produtos que possam ser comercializados e melhorar a renda. Turismo, artesanato, fortalecer o trabalho das mulheres, tudo isso são temas dos cursos e oficinas dessa parceria com a Fundação Toyota, que a gente vem chamando de Escola Floresta Ativa”. Caetano Scannavino, coordenador do Saúde e Alegria.

Caetano Scannavino, Fabinho Pena e representantes da Fundação Toyota do Brasil/ASCOM Projeto Saúde e Alegria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.