Os festivais culturais desempenham um papel fundamental na preservação, na celebração e na promoção das ricas tradições e identidades de uma comunidade. São eventos que reúnem pessoas em torno de manifestações artísticas, musicais e gastronômicas, de danças, de vestimentas típicas e de outras expressões que refletem a diversidade e a história de um povo.
Celebrar e promover a diversidade cultural do PAE Lago Grande, preservar às tradições, promover o intercâmbio cultural entre diferentes grupos étnicos e sociais, as comunidades e aldeias, além de fomentar o turismo local e gerar oportunidades econômicas para os residentes do território.
Festival cultural do PAE (Projeto de Assentamento Agroextrativista) Lago Grande, esse festival tem como objetivo principal destacar a cultura local, valorizando as práticas tradicionais de agricultura, pesca e extrativismo, além de fortalecer os laços comunitários e promover o desenvolvimento sustentável da região. Também é uma oportunidade para divulgar a arte, música, dança, culinária e outras expressões culturais características da comunidade do PAE Lago Grande que envolvem três regiões: Lago Grande, Arapiuns e Arapixuna.
Um edital de inscrições foi aberto para as categorias de danças, Carimbó, Quadrilha e Tribal ou indígena, os grupos foram selecionados pela comissão de organização do festival que estavam de acordo com os critérios de seleção. O Festival também será um momento importante para mostrar a produção local, tendo então uma feita da agricultura familiar durante toda a programação.
Darlon Neres Membro do coletivo Guardiões do Bem Viver e integrante da comissão de organização do festival relata por que este festival faz se necessário realizar e de onde ele surgiu “ o festival está no plano estratégico da Feagle, porque entendemos que a cultura é algo que nos fortalecer e mostra que nós temos nossas formas de vida e ajuda ainda a proteger o território tão ameaçado de extinção que o PAE Lago Grande, a proposta foi colocada nas Assembleias Regionais da federação Feagle e muito bem apoiada pelas lideranças das comunidades, pois entendemos que o momento de mostrar para o mundo que somos um povo de culturas e identidades”
“Ao celebrar suas tradições e valores culturais, o festival ajudará a fortalecer a identidade cultural dos residentes do PAE Lago Grande, promovendo um senso de pertencimento e orgulho em relação à sua comunidade, O festival pode atrair visitantes de outras regiões interessados na cultura e nas tradições do PAE Lago Grande, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo sustentável na área e gerando oportunidades econômicas para os residentes” relatou Darlon Neres.
No edital de seleção foi selecionado grupos com temas que retratam a vida dos povos locais da região, a primeira categoria a se apresentar é Quadrilha com a explosão Brasileira da comunidade de Inanu Lago Grande, em seguida os grupos de Carimbó Caboclos da Amazônia da comunidade Cururu Lago Grande, em seguida Bailado de Carimbó da comunidade de São Jorge Lago Grande, em terceiro a entra na quadra será Ritmos Paraense da comunidade de Membeca Região do Arapixuna e pra fecha a ordem de apresentação será o grupo cheiro da Amazônia da comunidade de Curi, Rio Arapiuns. Na categoria Tribal/Indígena, o primeiro será o Boi Mimoso da Comunidade de Jacaré Lago Grande e em seguida o Jubec Tribo Kayapó da comunidade Maranhão Lago grande.
A realização do festival é da Federação das Associações e Comunidades do Assentamento Agroextrativista Pae Lago Grande (Feagle) e do coletivo de juventudes Guardiões do Bem Viver e tem apoios de parceiros locais.
Programação do Festival
08:30 - Assembleia Geral da FEAGLE 12:00 - Almoço
14:00 - Torneio e jogos amistosos
19:00- Esquenta para início das apresentações
19:30 - início das apresentações dos grupos folclóricos 00:00 - Apuração das notas das apresentações
00:30 - Show de apresentação da Banda Pegada do Arrocha.