Quinta, 05 de Dezembro de 2024
Educação Oportunidade

Escola Itinerante recebe inscrições de candidatos para evento sobre justiça climática na Amazônia no PAE Lago Grande

Podem se candidatar ao evento estudantes, pesquisadores, profissionais, detentores de conhecimento tradicional ou liderança sociais interessadas na justiça climática.

06/11/2024 às 15h01
Por: Tapajós de Fato Fonte: Ascom Escola Itinerante
Compartilhe:
Guardiões dos Bem Viver
Guardiões dos Bem Viver

Estão abertas as inscrições de candidaturas para o evento “Caminhos da justiça climática na Amazônia – Escola Itinerante pelo PAE Lago Grande”, a ser realizado no período de 3 a 8 de fevereiro de 2025, em Santarém, oeste do Pará. A iniciativa faz parte da aliança “Criando futuros coletivos para enfrentar a crise climática”, que visa a facilitar o aprendizado mútuo entre jovens pesquisadores e lideranças do Brasil envolvidos na luta pela justiça climática, com ênfase na região amazônica.

São 20 vagas disponíveis para participantes. Podem se candidatar ao evento estudantes, pesquisadores, profissionais, detentores de conhecimento tradicional ou lideranças sociais interessadas na justiça climática e nas estratégias de adaptação e resiliência às mudanças climáticas, com idades entre 18 e 25 anos, que tenham um projeto individual ou coletivo de pesquisa, extensão universitária, incidência política ou inovação social (intervenção) no campo das respostas às mudanças climáticas.

A Young Scholars Initiative selecionará até 5 participantes para receberem apoio viagem até Santarém vindo de outros estados do Brasil.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição até às 17h (horário de Brasília) do dia 8 de novembro de 2024, seguindo o formato estabelecido, com informação pessoal e sobre o projeto relacionado com estratégias para lidar com a crise climática. Os temas dos projetos podem ser:

      Resiliência climática e ação coletiva

      Estratégias de adaptação às mudanças climáticas

      Sistemas de avaliação de impactos e riscos climáticos

      Gestão de risco climático

      Sistemas produtivos baseados na agrobiodiversidade local

      Conexões entre as cidades e os territórios rurais

      Incidência política climática e mobilização social pela justiça ambiental

      Governança dos bens comuns (florestas, rios)

Escola Itinerante

O objetivo central do projeto é apoiar os participantes no aprimoramento de seus projetos de pesquisa, extensão ou intervenção, por meio de orientação, discussões em grupo e intercâmbio de conhecimento. Através da aprendizagem imersiva nos territórios afetados pelas alterações climáticas, a escola itinerante vai formar jovens pesquisadores e líderes climáticos em economia ecológica e ecologia política, especialmente em aspectos distributivos das mudanças climáticas e de justiça ambiental.

A Escola Itinerante é resultado de uma aliança entre a associação de jovens envolvidos na defesa do território PAE Lago Grande, Guardiões do Bem Viver (GBV); a organização sem fins lucrativos Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema); e as organizações acadêmicas: Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE), Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO), Universidade do Oeste do Pará (Ufopa) via Projeto de Extensão Tecendo Saberes (BCE/ICS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Para mais informações acesse o site da escola itinerante https://2025feb.schoolboat.isecoeco.org/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.