Segunda, 21 de Junho de 2021 04:24
093991489267
Cultura Cultura

Sabores

.

07/09/2020 19h06
Por: Mônica de Almeida Fonte: Mônica de Almeida
Sabores

 

Após tomar café com beiju, a vovó Maria já avisava que a gente ia pro roçado tirar mandioca. Eu já ficava de orelha em pé porque lembrava daquela sensação de mato molhado nas pernas logo cedo e o frio já batia. Junto com meus primos e a vovó, íamos arrancar macaxeira e também já tirávamos a manicuera. No retorno, íamos descascar aquelas variedades de mandioca, selecionar o que ia ser cozido e as que iriam ser raladas para fazer a manicuera. O processo era demorado. Primeiro a gente lavava as mandiocas, depois ralávamos e a massa era espremida num pano pra tirar o tucupi. Depois aquele caldo era posto ao fogo para fervura e mexido por cerca de seis horas. Acrescentava-se arroz e pronto. Era servido. Eu ainda lembro com muita saudade daquele sabor especial.

 

Vovó adoeceu e faleceu alguns anos depois. Sinto até hoje a falta dela e de todo o aprendizado que obtive com suas experiências maravilhosas. Aquela tradição de fazer a Manicuera foi esquecida, mas espero um dia resgatar esse costume. Assim como essa tradição, conheci tempos depois o Tarubá, uma bebida alcoólica também feita à base de mandioca e numa visita à Aldeia Solimões experimentei o Caxirí. Essas bebidas são heranças indígenas que herdamos de nossos antepassados assim como o tacacá. Pato no tucupi e maniçoba também são exemplos da culinária exuberante que temos no Pará.

 

As frutas da região são outra riqueza à parte. Nosso açaí hoje é cobiçado mundo a fora. Temos ainda o taperebá, o buriti, o cupuaçu e o murici. Nilson Chaves, na música "Sabor Açaí" já ressaltava que o açaí também é conhecido como juçara e que para ingeri-lo não precisa de muita coisa. "Põe tapioca, põe farinha d'água, põe açúcar ou não põe nada..." E assim vamos misturando ingredientes e construindo o sabor que desejamos para a vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.