Na última semana, entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2025, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – campus Santarém sediou o V Simpósio Internacional “Nós do Norte”: linguagens e sentidos transatlânticos. O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa), da Ufopa, em parceria com o Observatório de Linguagem do Sul e Sudeste do Pará (Olisspa), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e do Grupo de Pesquisa Iandé, da Universidade de Varsóvia (UW).
A quinta edição do SINÓS reuniu pesquisadores dos grupos organizadores e outros advindos de universidades como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, esteve presente no evento o presidente da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), o Prof. Dr. Cleber Alves de Ataide.
Nos dois primeiros dias do evento, foram realizadas conferências plenárias e mesas-redondas que discutiram temas ligados à diversidade sociocultural na Amazônia, como línguas indígenas e a atual situação das comunidades tradicionais na região. No dia 1 de julho, foi feita também a assinatura da Declaração de Intenção de Acordo de Cooperação Técnica Internacional entre a Ufopa, a Unifesspa e a UW.
No terceiro e no quarto dia, a organização do V SINÓS preparou quatro visitas técnicas para os participantes. No dia 2 de julho, foram visitados o Navio Hospital Escola Abaré, da Ufopa, a Afroteca Curumim, tecnologia abrigada também na universidade, e o Centro Cultural João Fona. No dia 3 de julho, foi a vez de a recém-inaugurada unidade da Ufopa em Alter do Chão ser visitada. Neste último local, foi realizada também a oficina de Arte e Cultura Amazônicas, ministrada pelo Prof. Me. Bruce Macedo, da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (PROCCE/UFOPA).
Os responsáveis pelo V SINÓS consideram que o evento foi um sucesso, especialmente por ter contado com a presença de pesquisadores renomados, o que enriquece as discussões propostas e fortalece o trabalho desenvolvido na Amazônia.