Segunda, 21 de Junho de 2021 04:25
093991489267
Cultura Cultura

Diretor amazônida faz lançamento online de documentário Memórias de um Velho

Memórias de um Velho é um filme dirigido pelo documentarista santareno Carlos Bandeira Júnior

30/11/2020 18h09 Atualizada há 7 meses
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Diretor amazônida faz lançamento online de documentário Memórias de um Velho

Memórias de um Velho é um filme dirigido pelo documentarista santareno Carlos Bandeira Júnior e produzido com recursos do Governo do Estado do Pará, via edital de seleção cultural Prêmio Preamar de Arte e Cultura 2020, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult/PA). O média-metragem será lançado dia 02 de dezembro de 2020, às 17 horas, no evento ‘Cine Debate’ desenvolvido pela Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A transmissão será pela plataforma on-line Google Meet e haverá emissão de certificados.

Após lançamento nas redes sociais no dia 02/12, o filme estará disponível para ser assistido e/ou fazer download no canal do Youtube Bandeira Filmes ( www.youtube.com/channel/UCoUj5XQwUFalJE-sZgXptLw ), com legenda em inglês e tradução em libras.

O filme terá sua distribuição em cópias físicas para cinco escolas públicas de ensino básico das localidades onde residem os personagens do filme.

Em entrevista ao Portal Tapajós de Fato, o diretor Carlos Bandeira, contou um pouco sobre sua história, a inspiração para a criação do documentário e sobre os desafios do cenário audiovisual no baixo-amazonas.

Carlos de Matos Bandeira Junior é santareno, fotógrafo, professor do curso de Jornalismo no IESPES, e é formado em Publicidade e Antropologia. Já trabalha na área do audiovisual há 14 anos.  Inspirado por seu pai, também fotógrafo, ele já começou a se envolver com imagem desde os 12 anos de idade, a partir de então mergulhou fundo nesse universo da fotografia e se profissionalizou tornando-se referência na área do audiovisual inspirando e ajudando a formar novos profissionais dessa área tão carente na região.

 “Memórias de um velho” é um documentário que mexe com sentimentos nostálgicos de pessoas que viveram muitas experiências e que querem se conectar a outras pessoas através dessa narrativa. Carlos fala que “o filme vai nascer disso, dessas experiências, dessa aproximação com os conceitos de memória social, e nada mais importante do que a figura do velho, da pessoa idosa com esse detentor desse saber”, valorizando assim a figura do velho, pois, na sociedade em que se vive hoje o ser humano vive para produzir, para ter uma utilidade para a sociedade, e quando ele envelhece, vai perdendo essa capacidade de produção caindo assim no esquecimento e sendo cada vez mais desvalorizado. Desta maneira ele vai unindo conceitos da antropologia em uma obra emocionante que homenageia aqueles que são daqui da região e aqueles vieram pra Amazônia em busca de uma vida nova onde teriam sua terra própria e uma oportunidade de vida digna.

Perguntado sobre o cenário do audiovisual na região do baixo amazonas, Carlos diz que é uma região muito rica em talentos profissionais, e também em conteúdo. Contudo, a falta de incentivo é a maior causa do pequeno número de profissionais que se arriscam a tentar ter sucesso nesta área, ou até mesmo a ter experiência nesse ramo. Lembrando que este documentário recebeu fundos de um edital do governo do estado do Pará que apoiou esta obra dando vida ao roteiro do diretor Carlos Badeira.

 

 

Lembrando novamente que o lançamento do filme acontecerá virtualmente e que terá um debate entre os inscritos. Para de inscrever acesse o link abaixo:

Link para inscrição do cine debate de lançamento do filme:

https://forms.gle/4TVXwjRPtd8WE6tFA

Contato:

[email protected]

WhatsApp

93991797732

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.