Segunda, 21 de Junho de 2021 04:12
093991489267
Amazônia Clima

Projeto Kigali espalha lambes em Santarém e Alter do Chão sobre conscientização climática

Jovens alertam sobre o uso de gazes nocivos para o planeta.

17/03/2021 15h57 Atualizada há 3 meses
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Projeto Kigali espalha lambes em Santarém e Alter do Chão sobre conscientização climática

Há anos, as mudanças climáticas que afetam o mundo todo têm sido temas de diversas discussões internacionais, que visam um modo de diminuir a emissão de gazes que aumentam o efeito estufa e que afetam a camada de ozônio.

Em outubro de 2016, os Estados Partes do Protocolo de Montreal decidiram, na 28ª Reunião das Partes ocorrida em Kigali, Ruanda, pela aprovação de uma emenda que inclui os hidrofluorcarbonetos (HFCs) na lista de substâncias controladas pelo Protocolo.

Os HFCs não causam danos à camada de ozônio, porém, são climaticamente muito ativos e extremamente persistentes no ambiente, sendo gases de efeito estufa muito potentes. Esses gazes vêm sendo utilizados há décadas como alternativas em substituição aos CFCs e aos HCFCs, gazes super prejudiciais a camada de ozônio e que contribuem com o efeito estufa, e que já estão sob o controle do Protocolo.

A Emenda de Kigali, como ficou conhecida, inclui os HFCs em um cronograma de redução da produção e do consumo, afim de diminuir o efeito produzido por esses gazes.

Em apoio a esta emenda, a O.N.G. Engajamundo criou o Projeto Kigali, que visa fortalecer e mobilizar a juventude brasileira na pauta climática, sensibilizando e informando a população sobre esses problemas causados pelo uso desses gazes.

Tendo esses jovens como multiplicadores de conteúdo e agentes de mudança, serão aplicados processos formativos e de engajamento virtual baseados em estratégias já utilizadas pelo Engajamundo. Através de metodologia desenvolvida pela organização e adaptada à temática, jovens terão acesso a conteúdos e ferramentas para atuar na pauta de eficiência energética, e impactos do uso de refrigeradores e ar condicionados de frente às mudanças climáticas.

No dia 16 de março, é celebrado o ,dia nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, e para essa semana, o projeto Kigali organizou uma ação de colagem de lambes, com o objetivo de informar e conscientizar o maior número de pessoas sobre os riscos trazidos pelo uso dos CFCs, que estão presentes em refrigeradores e ar condicionados.

Os jovens santarenos realizaram a ação de colagem na região central de Santarém e também em Alter do Chão, buscando incentivar a população a repensar nas suas atitudes e pressionar os governos para que a emenda de Kigali seja aprovada e praticada por todas as nações.

 

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: Facebook, Instagram e Twitter.

 

Acesse também ao Podcast Tapajós de Fato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.