Segunda, 21 de Junho de 2021 03:47
093991489267
Cultura cultura

Alquimia Tapajó anuncia estreia de Videoclipe “Onça Pintada”

Estrelando Luiara Borari, o videoclipe de Onça Pintada conta com a parceria inédita das produtoras Dzawi Filmes e Mucura Filmes, com Direção de João Albuquerque (Dzawi), Direção de Arte e Roteiro de Witalo Costa (Mucura).

15/04/2021 11h22
Por: Tapajós de Fato
Alquimia Tapajó anuncia estreia de Videoclipe “Onça Pintada”

A banda santarena Alquimia Tapajó, liderada pelos músicos Andrew Só e Cairê Martins, anuncia para o mês de Abril o lançamento de seu primeiro videoclipe musical “Onça Pintada”, com estreia marcada para o dia 24.

A produção audiovisual será lançada em todas as plataformas digitais, como Youtube, Facebook e Instagram da banda (@alquimiatapajo), assim como a música, que já está disponível nestas plataformas, incluindo Spotify, Deezer e Soundcloud.

Estrelando Luiara Borari, o videoclipe de Onça Pintada conta com a parceria inédita das produtoras Dzawi Filmes e Mucura Filmes, com Direção de João Albuquerque (Dzawi), Direção de Arte e Roteiro de Witalo Costa (Mucura).

“Ainda que a música seja um carimbó estilizado, o videoclipe destoa da estética tradicional de um clipe de carimbó. [...] A equipe que trabalhou em Onça Pintada são cabeças pensantes, pessoas que se puseram a disposição, traçaram essa ideia, por mais diferente que seja, e se jogaram. Todos ajudaram, trabalharam, conseguindo deixar a produção cem por cento original. [...] Essa é a ideia do videoclipe, um produto diferente, experimental. [...]” Ressalta João Albuquerque (Dzawi Filmes).

Imerso em cenários naturais, referências regionais e uma aura misteriosa, o videoclipe apresenta uma personagem em seus hábitos ritualísticos de aproximação daquela que venera, a Onça Pintada. A transformação da figura da Onça em criatura adorada no videoclipe propõe uma exaltação tanto da figura poderosa e emblemática do animal, quanto a exaltação do poder feminino.

“Pra mim é uma felicidade enorme, uma gratidão que tenho por estes que acreditaram no meu trabalho. [...] Sou muito feliz por ser a Onça pintada, por ter dado vida a essa personagem incrível”. Afirma Luiara Borari.

O contraste entre uma paleta de cores natural e o excesso de cores quentes e sombras reforça tanto a ambientação, quanto os aspectos ritualísticos, místicos e densos da obra cinematográfica, produzida em locações características da região e que contaram com uma visão ampliada do que é a produção audiovisual criativa e colaborativa entre artistas na Amazônia.

“Aceitar trabalhar no roteiro e direção de arte de Onça Pintada foi fácil, a música é incrível, mas eu precisava de algo mais, precisava de algo original, único, experimental e, de certo modo, cáustico. [...]” Destaca Witalo Costa Silva (Mucura Filmes)

Alquimia Tapajó é um projeto artístico que nasceu em 2019 com inciativa de Andrew Só e Cairê Martins. Os alquimistas, enquanto amazônidas, sentem a necessidade de explorar a identidade local através de letras que trazem consigo a tradição, e ao mesmo tempo tentam dialogar com o presente e o futuro de Santarém.

Canal de YouTube da banda Alquimia Tapajó.

 

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: Facebook, Instagram e Twitter.

Acesse também ao Podcast Tapajós de Fato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.