Segunda, 21 de Junho de 2021 04:39
093991489267
Cidades Solidariedade

Expedição distribui 17 toneladas de kits para enfrentamento à covid-19 na várzea

Ação da campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona beneficiou trinta e nove comunidades das regiões de Urucurituba, Aritapera, Ituqui e Tapará.

16/04/2021 12h46
Por: Tapajós de Fato
Expedição distribui 17 toneladas de kits para enfrentamento à covid-19 na várzea

Santarém atingiu na terça-feira (13), a marca de 895 óbitos e 17.159 casos confirmados pela doença. Segundo o censo do IBGE em 2020, a população do município foi estimada em 306.480 pessoas, e cerca de 25% desse percentual é formado por população rural. A maior preocupação da campanha é com este público que segundo o coordenador da Sapopema, Antônio José Bentes, é mais vulnerável: “As comunidades da zona rural de Santarém estão numa situação desfavorável e de maior vulnerabilidade em relação à pandemia. Primeiro porque estão distantes das estruturas de acesso, os custos de deslocamento são elevados e nem sempre possuem condições para fazer. Esse esforço de parceria para entrega de kits de higiene e limpeza é no sentido de contribuir para que essas famílias tenham o mínimo para se proteger contra a doença”.

Para o coordenador de Educomunicação do PSA, Fábio Pena, a parceria das entidades tem como principal motivador, proteger as comunidades por meio da prevenção: “Esse ano tivemos muito mais caso do que no anterior e isso aumenta a nossa preocupação em incentivar as comunidades a manterem os hábitos de higiene e proteção, os básicos principalmente, lavar as mãos, usar máscara e álcool em gel pra se prevenir. a gente sabe que na realidade das comunidades são os itens que ficam pra depois porque a falta de recursos limita o acesso desses produtos e também precisa ir na cidade para adquirir” - ressalta.

Compõem os kits: água sanitária, sabão de coco, álcool em gel e máscaras. Também foram entregues kits para as Unidades Básicas de Saúde, compostos por água sanitária, sabão de côco, panos de chão, luvas, papéis higiênicos, rodos, vassouras, sabão em pó, detergentes, copo descartável e álcool em gel.

"Muitas famílias das comunidades ribeirinhas que estão sem acesso à política pública do governo. Então essa parceria é muito importante porque está levando vida, melhoria da qualidade de vida das famílias” - Ladilson Amaral - Diretor do STTR de Santarém.

A ação beneficiou moradores de Aracampina, Fé em Deus, Conceição (Santa Inês), São Benedito, Vila Marcos, Loudes, Nova Vista, São José, São Raimundo, São Ciriaco, Campos do Urucurituba, Campos do Aramanaí, Igarapé do Costa, Piracaoera de Baixo, Piracaoera de Cima, Boca de Cima do Aritapera, Santa Terezinha, Ponta do Surubi AÇU, Praia do Surubia Açu, Centro do Surubiaçu, Enseada do Aritapera, Centro do Aritapera, Carapanatuba, Cabeça D'onça, Água Preta, Mato Alto, Ilha de São Miguel, Costa do Aritapera, Correio do Tapará, Barreira do Tapará, Costa do Lago, Costa do Tapará, Pixuna, Santa Maria, Tapará Miri, Tapará Grande, Santana do Tapará, Boa Vista e Igarapé da Praia.

“A gente está acompanhando, ajudando no trabalho para fazer o que for preciso” -  Gilmar Pinto - coordenador da base da Colônia de Pescadores Z-20.

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: Facebook, Instagram e Twitter.

Acesse também ao Podcast Tapajós de Fato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.