Segunda, 21 de Junho de 2021 04:57
093991489267
Amazônia Amazônia

A importância dos líderes comunitários em seus territórios

No dia nacional do líder comunitário, Tapajós de Fato conversa com líderes comunitários.

05/05/2021 19h33
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
A importância dos líderes comunitários em seus territórios

No dia 5 de maio, é comemorado o dia nacional do Líder Comunitário, essa data foi criada com o objetivo de homenagear aquele que é responsável por ser o “porta-voz do povo”, uma figura de grande importância no âmbito popular, pois ajuda a representar as preocupações e vontades da população diante do poder público.

A região amazônica, em toda sua extensão é composta por mais comunidades do que cidades, sejam essas comunidades tradicionais, ribeirinhas, quilombolas ou aldeias indígenas. E nesses locais onde o poder público é ausente, a figura do Líder Comunitário é de extrema importância, pois ele tem o papel de ouvir as necessidades da comunidade e levar essas demandas ao poder público, além de instruir os comunitários de acordo com suas carências.

O Tapajós de Fato conversou com Sileuza Barreto, presidenta da associação de mulheres agricultoras familiares de Mojuí dos Campos Flores do Campo e secretária geral do STTR de Mojuí, que relatou um pouco sobre qual importância de uma liderança comunitária.

“A líder ou o líder comunitário tem o papel essencial de organizar a comunidade, e de representar a comunidade cobrando as políticas públicas para a melhoria de todos os moradores, além de todas as outras responsabilidades que cabem a uma liderança, sempre se preocupando com o bem comum”. Sileuza contou também que sua trajetória como liderança teve como inspiração seu pai que sempre foi um líder ativo na comunidade em que vivia, a todo o momento se preocupando com o bem da comunidade.

Carlos Jaime, Agente de Pastoral da Paróquia Cristo Libertador, também conversou com o Tapajós de Fato e falou quais as principais características de um líder comunitário e sobre seus projetos atuais.

“A essência de uma liderança é sempre estar aberta ao diálogo, ser comunicativo, compreensivo, conhecer a realidade de onde iniciará um trabalho, buscar a participação e interação do grupo ou entidade que está à frente, Ser uma pessoa democrática, humilde, centrada e equilibrada, e estar sempre atualizada com a conjuntura”

Carlos atualmente atua em projetos cujo o objetivo é a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de campanhas solidárias para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social que estão vivendo nessa pandemia.

 

Igualmente a Sileuza, Carlos Jaime também se inspirou em seus pais para trilhar esse caminho, eles já faziam um trabalho de liderança em sua comunidade de origem, Patos do Itaqui, e eram envolvidos na igreja e no STTR, e tudo isso despertou Carlos para seu engajamento pastoral e social.

Essas lideranças comunitárias merecem ser respeitadas por suas lutas e resistência, pois trilham um caminho de muito desafios, mas, fazem isso com o intuito de ajudarem o máximo de pessoas que puderem, muitas vezes colocando de lado suas vidas pessoais em prol do bem de sua comunidade.

 

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.