Segunda, 21 de Junho de 2021 04:46
093991489267
Reportagem Especial Reportagem Especial

Mães de Santo também recebem homenagens neste domingo especial

Mães por devoção, são responsáveis por cuidar de seus filhos. Relação é marcada pelo respeito e força espiritual.

09/05/2021 17h25 Atualizada há 1 mês
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Mães de Santo também recebem homenagens neste domingo especial

Mães por devoção, as sacerdotisas e chefes dos terreiros de religiões de Matriz Africanas, são aquelas responsáveis por cuidar de seus filhos de santo como verdadeiros rebentos. Uma relação de troca de afeto e carinho que acontece de forma sobrenatural, e inexplicável.

 

A Mãe de Santo é a alma de um terreiro, e a firmeza da casa depende de sua integridade moral e espiritual. É uma figura de autoridade dentro de uma Casa Espiritual porque é de sua responsabilidade cuidar e orientar seus filhos de santo.

 

Também é sua responsabilidade fazer a firmeza da entrada da casa, definir o calendário e a ordem em que acontecerão as giras, intuir se há algum trabalho que precise ser feito pelo bem coletivo da Casa ou para algum filho específico. Se algum filho precisar de uma assistência em algum momento da vida.

 

Para Márcia Azevedo, filha da Mãe de Santo Zenaide Pereira, o papel da sacerdotisa em sua vida é fundamental: “As vezes parece que eu nasci de duas mães”, destaca a jovem. 

 

Com mais de 40 anos na religião afro-brasileira Tambor de Mina, Zenaide Pereira fala sobre o acolhimento, e a troca de experiências com os filhos e filhas da casa, para ela, o amor por cada um é individual, e totalmente particular 

 

“Da porta do barracão pra dentro são todos filhos e filhas, se alguém tem algum título, é lá pra fora, aqui são todos irmãos e irmãs”. 

Entre as diversas riquezas espirituais e culturais presentes nas religiões com tronco africano, esta manutenção de respeito nas chamadas Casas de Axé, é sem dúvidas, uma das essenciais que mais enriquecem a este processo histórico, e cultural do povo de santo.

 

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.