Segunda, 21 de Junho de 2021 05:02
093991489267
Reportagem Especial Reportagem Especial

No dia do Gari, saiba a importância dessa profissão essencial para a sociedade

A data é comemorada anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil.

16/05/2021 12h07
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
No dia do Gari, saiba a importância dessa profissão essencial para a sociedade

No dia 16 de maio é comemorado o dia do gari, que é o profissional responsável pela coleta de lixo das ruas, praças e praias. Eles limpam a cidade de todo o lixo gerado, seja naturalmente, seja pelas pessoas que jogam os lixos nas ruas de forma desrespeitosa.

O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Assim, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os "garis".

Esta data tem o objetivo de homenagear esses profissionais que diariamente não recebem o devido respeito e valor que merecem. Muitas vezes o trabalho dos garis é relacionado a pessoas que não conseguem nenhum outro emprego e por isso optam por essa profissão, e por esses trabalhadores serem ligados de certa forma ao lixo, muitas pessoas os tratam como inferiores. E além de serem inferiorizados pela sociedade, eles trabalham em péssimas condições de trabalho.

Porém, os garis merecem tanto respeito na sociedade, quanto um médico, pois o seu papel é igualmente fundamental, mas com um risco ocupacional muito maior. Eles trabalham até as últimas horas do dia, até mesmo em bairros afastados onde o índice de criminalidade é alto, mas, mesmo assim eles cumprem eficientemente com o seu papel de deixar a cidade mais limpa dos lixos que são jogados por aqueles que os menosprezam.

Essa é uma profissão digna e essencial que precisa enaltecida da maneira que merece.

 

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.