Segunda, 21 de Junho de 2021 03:00
093991489267
Amazônia Amazônia

CFR de Belterra realiza campanha educativa sobre prevenção de incêndios florestais

A atividade foi realizada Casa Familiar Rural de Belterra no último sábado.

17/05/2021 19h30
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
CFR de Belterra realiza campanha educativa sobre prevenção de incêndios florestais

 

Neste sábado dia 15 de maio, ocorreu uma blitz realizada pela associação das famílias da Casa Familiar Rural do município de Belterra, oeste do Pará, onde a mesma fez uma campanha educativa de prevenção de incêndios florestais, explicando formas de realizar queimadas de forma controlada sem prejudicar a floresta.

A ação realizada visitou cerca de 50 famílias de várias comunidades, entre elas Praia Grande, Monte Sinai, Terra Nova e Bela Vista, localizadas no município de Mojuí dos Campos juntamente com o Projeto Saúde e Alegria, o STTR de Mojuí dos Campos.

Em conversa com o Tapajós de Fato, Werlison Silva de Sousa, Presidente da Associação das Famílias da Casa Familiar Rural do Município de Belterra contou que a ideia surgiu através do Projeto OS 366/2020 Juventude, Educação Ambiental e Mudanças Climáticas em Belterra: Ações & Atitudes para um mundo melhor, apoiado pelo fundo casa, tendo como objetivo de conscientizar os agricultores e agricultoras familiares, sobre a queima controlada, pois em alguns meses a região entrará no verão amazônico, e a associação tem o objetivo de munir o território de informação sobre como preceder, ao realizar as queimadas.

Werlison diz que “o propósito é realmente, seguir com os protocolos de segurança, e como proceder. Caso essa queimada saia fora do controle, foi pré-estabelecido um passo a passo listado, que auxiliará na hora da queimada”. As queimadas que vêm sendo feitas de maneira muito artesanal somente com os aceiros, e não têm um monitoramento das comunidades e dos órgãos competentes na grande maioria.

Os protocolos são listados da seguinte forma:

1. Autorização;

2. Preparo de Área;

3. Informar os vizinhos sobre a queimada;

4. O horário de queima;

5. Controle do Vento;

6. Observar a queimada até o fim;

7. E se o fogo saiu do controle?

É importante saber que esse tipo de queimada é feito de forma controlada para que não afete o restante da mata e nem os animais, e que esses protocolos ensinam também como parar esses incêndios, e aconselham a sempre consultar a comunidade e os órgãos competentes.

 

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.