Segunda, 21 de Junho de 2021 04:44
093991489267
Amazônia Amazônia

Fórum nacional permanente em defesa da Amazônia realiza semana do meio ambiente 2021

Entre os dias 1º e 5 de junho, o Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia vai promover a Semana do Meio Ambiente 2021, com uma série de atividades e um grande ato político em defesa da região e dos povos tradicionais que nela habitam.

01/06/2021 11h00
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Fórum nacional permanente em defesa da Amazônia realiza semana do meio ambiente 2021

averá uma série de painéis temáticos, manifestações culturais, visitas virtuais a pontos históricos da Amazônia. Sob o tema "Amazônia, Resistência pela Vida", haverá também debate com diversos segmentos e lideranças da Amazônia sobre tópicos como o meio ambiente e a realidade dos povos indígenas, das populações extrativistas, das comunidades tradicionais e do povo negro e quilombolas. 

 

Os painéis temáticos ainda abordarão a Amazônia Mulheres; juventude; LGBTQI; agricultura familiar; e educação, pesquisa, ciência e meio ambiente. Para os organizadores dos eventos,  frente a todos os retrocessos dos últimos anos, com fortes ataques ao meio ambiente e a desconstrução de políticas de preservação ambiental, é necessária uma ampla mobilização pela Amazônia, construindo caminhos para reverter a devastação ambiental e a exclusão social na floresta, nas águas e nas cidades.

 

A semana pretende ser um momento de imersão na Amazônia como totalidade, debatendo e integrando objetivos estratégicos e ações imediatas - relacionadas ao aqui e agora - especialmente no que diz respeito aos efeitos e consequências da pandemia sobre as populações mais vulneráveis. 

 

Em síntese, os organizadores querem que a semana do meio ambiente contribua para a definição de uma agenda unificada de mobilizações e lutas no segundo semestre de 2021. O objetivo é elaborar uma agenda diretamente vinculada às necessidades e pautas concretas dos diferentes segmentos sociais e econômicos que formam o conjunto de atores engajados e comprometidos com uma Amazônia justa, solidária e sustentável.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.