Segunda, 26 de Julho de 2021 16:34
093991489267
Amazônia Amazônia

Mundurukânia 2, Justiça Federal determina mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas em Jacareacanga

Na ação conjunta,45 policiais federais e 30 soldados da Força Nacional participaram da operação, segundo informações, o vice-prefeito do município é um dos investigados.

16/06/2021 16h21 Atualizada há 1 mês
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Foto: Reprodução/PF.
Foto: Reprodução/PF.

Ação deflagrada hoje (16) pela Polícia Federal em conjunto com a Força Nacional de Segurança na operação Mundurukânia 2 cumpriu seis mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventivas que foram expedidos pela Justiça Federal de Itaituba.

A operação está na segunda fase, a primeira foi para combater o garimpo ilegal nos territórios Munduruku e Sai Cinza, ainda no mês de maio. A segunda fase está investigando os ataques aos agentes de segurança e nas casas das lideranças do povo Munduruku, que ocorreram logo quando a primeira fase da operação foi deflagrada.

A ação ocorre com o apoio de 30 soldados da Força Nacional, 45 policiais federais e suporte aéreo da FAB. Um dos alvos da operação foi o vice-prefeito de Jacareacanga, Walmar Kaba Munduruku.

A PF investiga os crimes de atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo; coação no curso do processo; associação criminosa e o crime de incêndio. Podendo abrir novos inquéritos a depender do curso das investigações.

Todo o conflito gerado na região de Jacareacanga se dá por conta da ganância pela extração de ouro dentro territórios indígenas, acarretando o adoecimento dos indígenas, poluição de rios e desmatamento das áreas de vegetação.  A insegurança impera na região, lideranças indígenas são ameaçadas de morte constantemente, chegando até em atitudes extremas como o que ocorreu no final de maio com a deflagração da Operação Mundurukânia.

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

 

Acesse ainda o Podcast Tapajós de Fato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.