Segunda, 26 de Julho de 2021 16:33
093991489267
Reportagem Especial Reportagem Especial

17 de junho: Dia do Servidor Público Aposentado

É importante reconhecer e valorizar toda as contribuições que os servidores público aposentados já deram para o desenvolvimento do país no cumprimento de suas funções públicas.

17/06/2021 11h18
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
17 de junho: Dia do Servidor Público Aposentado

Hoje é o Dia do Servidor Público Aposentado, essa data foi criada para homenagear as pessoas que dedicaram anos de suas vidas para o cumprimento de funções públicas. A data abrange todos os setores do serviço público, nas esferas municipais, estaduais e federal.

O servidor público é muito importante para que todos os serviços público funcionem. Nenhum governo consegue trabalhar sem os servidores públicos, são eles que fazem o serviço acontecer de fato.

No Brasil, o primeiro concurso foi realizado em 1937, a partir de então os concursos forma a de entrada de um cidadão na Administração Pública. Mas ainda há muito a fazer, pois ainda é comum a contratação de funcionários para a administração de cidades por indicação de quem já está dentro da instituição.

Os primeiros servidores que puderam contar com o benefício da aposentadoria foram os funcionários dos Correios, isso desde de 1888. Porém, a Previdência Social só se consolidou em 24 de janeiro de 1923 com a assinatura do decreto 4.682. Em 1988, com a criação da Constituição Federal o direito de aposentadoria se estendeu a todos os trabalhadores.

Para o trabalhador público se aposentar como tal é necessário que tenha sido aprovado em concurso público. Essa medida garante que os funcionários não sejam recrutados por indicação, e sim de forma impessoal e isonômica.

Com a reforma da previdência, para os servidores públicos usufruírem da tão sonhada aposentadoria é preciso que, para os homens, a idade mínima seja de 65 anos, 25 anos de contribuição, sendo que 10 anos precisam ser no serviço público e, dos 10 anos, 5 precisam ser no cargo em que deseja se aposentar.

Para as mulheres, a lei diz que a idade mínima é de 62 anos, ter 25 anos de contribuição, 10 anos no serviço público e, no mínimo, 5 anos no cargo em que se aposenta. As informações acima se enquadram na regra geral, estados e municípios podem ter outras especificidades para a aposentadoria dos servidores públicos

É importante reconhecer e valorizar toda as contribuições que os servidores público aposentados já deram para o desenvolvimento do país. Vale ressaltar que os funcionários que chegam depois nos cargos públicos, e aprendem muito com as experiências de quem já desempenha tal atividades há mais tempo. Portanto, a aposentadorias desses profissionais representa o fechamento de um ciclo de dedicação, empenho e respeito.

 

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

 

Acesse ainda o Podcast Tapajós de Fato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.