Segunda, 26 de Julho de 2021 16:10
093991489267
Reportagem Especial Reportagem Especial

Dia do Mídia: Novas possibilidades de luta e resistência

Com as transformações no cenário midiáticos, veículos de comunicação independente ganham espaço e são essenciais na garantia da pluralidade da informação.

21/06/2021 21h19
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Dia do Mídia: Novas possibilidades de luta e resistência

No dia 21 de junho é comemorado o Dia do Profissional de Mídia. O mídia é o profissional que atua com qualquer tipo de comunicação direcionado para um público, seja ela através de rádios, TV, internet, jornais, revistas e agencias e comunicação.

A imprensa é fundamental para a construção social de um país, no Brasil, vivemos um momento político tenso que ameaça à liberdade de imprensa, fator que também compromete os trabalhos dos jornalistas ou quaisquer outros que trabalhem com a comunicação.

Outro motivo é que, antes, as marcas precisavam dos meios de comunicação em massa para atingir um grande número de pessoas, agora, a internet é o principal meio de produção e divulgação de mídias, mas os outros veículos de comunicação ainda são grandes potências. Outro problema é o interesse de alguns financiadores/patrocinadores que tentam pautar o que deve e o que não deve ser veiculado no local que apoia, e é isto é perigoso, haja vista que certas pautas são restringidas.

Em contrapartida à mídia corporativa, a mídia independente, que, na maioria das vezes, busca relatar os fatos que acontecem na própria região, e também dando voz para os grupos minoritários, meio ambiente, a cultura e formada, na maioria das vezes, por jovens, que trabalham a comunicação democrática onde o que prevalece é o interesse de comunicar a sociedade. E, com as novas tecnologias a comunicação independente ganha cada vez mais espaço e confiança do público.

Talvez, o Dia do Mídia não seja um dia para ser comemorado, mas sim para se pensar de que maneira a comunicação está sendo e feita e analisar para que rumo ela está seguindo, para que esta seja feita de forma séria e com qualidade.

 

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

 

Acesse ainda o Podcast Tapajós de Fato.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.