Segunda, 27 de Setembro de 2021 01:00
093991489267
Notícias Polícia Federal

Operação Gold Rush: PF investiga extração ilegal de ouro em Itaituba PA

Apreensão de cargas de ouro em Guarulhos motivaram a deflagração dessa operação.

09/09/2021 20h41
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Operação Gold Rush: PF investiga extração ilegal de ouro em Itaituba PA

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (09) a Operação da Polícia Federal, Golden Rush, o objetivo é investigar  organizações criminosas  que atuam na extração ilegal de ouro  no Pará.

Os policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão em  uma mineradora  no distrito de Água Branca, em Itaituba/PA,  determinadas pelos Juízos da 1ª e 2ª Vara Federal de Jundiaí/SP, para identificar o local de extração mineral e coletar amostras de ouro para o Banco Nacional de Perfis Auríferos, projeto integrante do Programa Ouro Alvo

As investigações iniciaram a partir depois da apreensões de cargas de ouro em agosto desse ano no aeroporto de  Guarulhos, em São Paulo, através da utilização de recursos do satélite do projeto Brasil M.A.I.S ficou caracterizado o emprego indevido de Guia de Utilização, a concessão, que em tese, deveria ser utilizada apenas no episódio da coleta de amostra  e da pesquisa do mineral, foi utilizada para dar legalidade em transações ilícitas de um volume considerável de ouro de forma ilegal.

 

Dentro das  responsabilidades de cada um, os investigados poderão responder por crimes de usurpação do patrimônio da união, falsidade ideológica, grilagem de terras públicas, organização criminosa e diversos outros crimes contra a flora tipificados na Lei 9.605/1998.

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

 Acesse ainda o Podcast Tapajós de Fato.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.