Sábado, 16 de Outubro de 2021 09:26
093991489267
Notícias Oportunidade

CNH Pai D'égua é a oportunidades dos jovens paraenses conseguirem a primeira habilitação

O programa do governo estadual visa preparar ainda mais a juventude para o mercado de trabalho. As CNH serão ofertadas de forma gratuita.

17/09/2021 10h25
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
CNH Pai D'égua é a oportunidades dos jovens paraenses conseguirem a primeira habilitação

Em junho deste ano o Governo do Pará anunciou a criação do Programa Programa Social CNH Pai D'égua, que tem o objetivo de habilitar jovens de baixa renda como condutores de veículos automotores, de forma gratuita, por meio do Departamento de Trânsito do Pará que usará recursos próprios.  "Esse é um momento especial. Foram dois meses de planejamento, desde o lançamento do programa, e agora a população já poderá se inscrever para tirar a sua habilitação de forma gratuita”, disse Marcelo Guedes, diretor geral do Detran.

Datas

Hoje (17) será publicado no Diário Oficial da União o edital  do programa. Do dia 21 até 30 de setembro será o período para as inscrições, que devem ser feitas exclusivamente pelo site  do Detran, já o resultado sairá no dia 4 de outubro pelo site do Departamento de Trânsito.

Vagas e categorias

No primeiro momento o Detran irá oferecer 5 mil vagas, ests vagas serão distribuídas da seguinte forma: 3 mil para a “CNH Metropolitana”, que corresponde aos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará; já a “CNH Interior” terá 2 mil vagas que serão distribuídas nos demais estados paraenses. Do número total de vagas, 10% serão para PCD's, 30%  preferencialmente para mulheres e 30% preferencialmente para estudantes  de 18 a 25 anos que comprovem, por meio de documento, a conclusão do Ensino Médio.

O candidato poderá escolher a categoria A ou B (para quem optar pela primeira habilitação), ou adição da categoria A ou B e até mesmo mudar para a categoria D. O edital diz que 50% das vagas serão destinadas para a primeira habilitação, 25% para adição da categoria A B e 25% para mudança da categoria B para a D.

Pré requisitos

Para concorrer a uma vaga o candidato precisa se enquadrar nos seguintes requisitos que estão no site da Agência Pará: “ter 18 (dezoito) anos de idade completos na data do requerimento; ser penalmente imputável; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); possuir curso fundamental comprovado por meio de certificado ou declaração emitida pela Secretaria de Estado da Educação, ou equivalente em outra Unidade Federativa; ter domicílio no Estado do Pará; não ter sofrido, nos 12 (doze) meses que antecedem a inscrição no programa, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave/gravíssima, ou não ser reincidente, no mesmo período, em infração média, da qual não caiba mais recursos na esfera administrativa; não ter sofrido, nos cinco anos que antecedem a inscrição no programa, condenações judiciais decorrentes de condutas praticadas no trânsito, estabelecidas em lei própria e da qual não caiba mais recursos; possuir Carteira de Identidade ou equivalente; estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); e possuir Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil do Pará”.

A matrícula

Como a lista dos aprovados deve sair no dia 4 de outubro, a partir do dia 5 os aprovados na seleção já poderão procurar a agência do Detran mais próxima para fazer a matrícula, o prazo se estenderá somente até o dia 12 de outubro. O Detran reforça que nenhuma matrícula será feita de forma online, e que se o prazo não for respeitado ou faltar alguma documentação, o candidato será desclassificado.

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

  acesse ainda o Podcast Tapajós de Fato

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.