Quinta, 02 de Dezembro de 2021 01:43
093991489267
Notícias Escândalo

Prefeito de Santarém é citado em denúncia sobre desvio de verba destinada à saúde

A denúncia chegou ao MP de forma anônima em envelope lacrado deixado na recepção das Promotorias de Justiças de Santarém e foi autuada como Notícia de Fato

27/10/2021 18h36 Atualizada há 1 mês
Por: Tapajós de Fato
Prefeito de Santarém é citado em denúncia sobre desvio de verba destinada à saúde

Denúncia de escândalos na saúde do município de Santarém envolvendo o nome do atual prefeito de Santarém foi encaminhada para o Procurador Geral do Estado. A denúncia aponta que um empresário da área da saúde mantém acordos com fins lucrativos com o prefeito de Santarém, repassando a ele o percentual de 10% do valor atribuído para que a OS Mais Saúde permanecesse na administração de hospitais de Santarém.

 

Muitas pessoas que atuam nos hospitais públicos de Santarém são citadas, desde o setor de radiologia até enfermeiros. Alguns ocupam cargos que exigem dedicação total, mas dão plantão em outros hospitais, inclusive particulares.

 

Segundo notícia publicada no site O Antagonista, o prefeito de Santarém possui muita influência no governo estadual e, por isso, a empresa consegue atuar em outros municípios, como Castelo dos Sonhos e Itaituba. Segundo a notícia, a atual gestora da organização, que é responsável pela saúde em Santarém, não possui total autonomia em sua gestão, sendo que um funcionário da prefeitura pode interferir nas tomadas de decisão, até mesmo em relação a exames.

Esta denúncia aponta ainda que há funcionários que nunca deram ponto, além de terem facilitado a dispensa de medicamentos para Hospitais de Campanha e para ltaituba.

Segundo a Promotora Evelin Stavie dos Santos, “em análise, verifico as possíveis irregularidades apresentadas quanto a facilitação de pedidos do Sr. Alberto Portela, pela Sra. Christiani Rodnoues da F. Schwartz, dentro do hospital, além de outras irregularidades apontadas, como possíveis funcionários fantasmas, favorecimento do próprio salário e a indicação de que a prefeito Nélio Aguiar estaria participando e tendo conhecimento e influência no 'esquema'.”

 

A nota à imprensa:

O Ministério Público do Pará emitiu a seguinte nota sobre a notícia publicada no site citado anteriormente: “em relação à notícia publicada no site ‘O Antagônico’, no dia 27 de outubro, sob o título 'Santarém. O Prefeito e a Amante. A Mais Saúde. Os 10%. O Esquema. A Promotora e a Denúncia’, informamos que o 8º Cargo de Promotoria de Santarém recebeu as informações sob a forma de denúncia anônima, entregue na recepção das Promotorias de Justiças de Santarém, em envelope lacrado, recebida por meio do Protocolo nº 622/2021, em 22/07/2021. Considerando os termos do artigo 1º da Resolução nº 174-CNMP, foi autuada como Notícia de Fato e, em despacho, procedeu-se declínio da referida NF com remessa aos órgãos com atribuição".

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

 Acesse ainda o Podcast Tapajós de Fato

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.