Quinta, 02 de Dezembro de 2021 01:51
093991489267
Notícias Festa Literária

Com restrições, III FLIX começa em Altamira na quarta, dia 03 de novembro

Na programação atividades presenciais e online e atrações para vários gostos.

01/11/2021 10h12 Atualizada há 1 mês
Por: Tapajós de Fato
Pátio da Casa de Memória Transxingu
Pátio da Casa de Memória Transxingu

A III Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX) que neste ano apresentará o tema: “A Poética dos Povos Tradicionais e Indígenas do Xingu, outras margens” será aberta nesta quarta-feira, 3 de novembro, no auditório da Casa de Memória Transxingu. Com atividades presenciais e online, a III FLIX terá atrações para os públicos jovem e adulto.

Tudo está sendo preparado conforme os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias do município. A equipe da Vigilância Sanitária irá estar durante todo o tempo de realização do evento. Será obrigatória a utilização de máscaras. O acesso aos espaços internos será limitado. Foi o que informou a coordenadora geral e idealizadora da FLIX prof. Dra Maria Ivonete Coutinho da Silva (UFPA/Altamira). 

O trabalho de montagem dos estandes está em ritmo acelerado para abrigar as atividades que ocorrerão no ambiente externo da Casa de Memória Transxingu.

Balsa Cultural FLIX - Uma das atrações mais esperadas da III FLIX é a embarcação que percorre o rio Xingu com atividades de poesia e atrações culturais. Uma espécie de sarau sobre as águas, no qual ocorre leitura de poesias, apresentações musicais, danças folclóricas, entre outras atividades. Esta atividade é coordenada pelo Instituto Xingu com apoio do poeta e professor altamirense Vitoriano Bil. 

Cortejo Cultural - Esta será a primeira vez que a FLIX terá um cortejo abrindo as atividades. Entre as novidades desta III FLIX está a realização de um cortejo lítero-cultural com homenagens a escritores paraenses, brasileiros e internacionais que irá percorrer o trecho entre o Campus II da UFPA (Laboratório de Linguagem) e a Casa de Memória.

Na última sexta-feira, 29 as produtoras do cortejo Fatinha Silva e Paty Ventura reuniram-se com atores altamireses do Grupo de Teatro do Bairro de Brasília (Grutbbra) criado em Altamira em 1984, para acertar os últimos preparativos.   

Lançamentos – A programação será ao público e a entrada é de graça. Haverá atividades paralelas às mesas de debate como por exemplo: exposição e vendas de obras,  lançamentos, feira de artesanato, feira de produtos agroflorestais, além de shows musicais com artistas paraenses. São atrações confimadas: Lucinnha Bastos e Olivar Barreto que estarão no palco montado na área externa onde também irão se apresentar artistas altamirenses, como Trio Banzeiro.

Apoio cultural e patrocínios - A III FLIX conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura/Secretaria Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural, do Governo do Pará (emenda da deputada Marinor Brito), e do então Deputado Federal Edmilson Rodrigues, da Fundação Cultural do Pará (FCP), da Associação Namazônia, do Instituto Xingu e da Universidade Federal do Pará/Campus Altamira por meio do Laboratório de Linguagens. Neste ano de 2021, a III FLIX não conta com apoio cultural da empresa Norte Energia.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.