Quinta, 02 de Dezembro de 2021 01:26
093991489267
Cultura Arte

Mestra Odete Costa: os mais de 40 anos de Odete Costa nas artes cênicas são retratados em série

Projeto foi aprovado pela Lei Aldir Blanc e será lançado nesta sexta-feira (12).

10/11/2021 12h22
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Mestra Odete Costa: os mais de 40 anos de Odete Costa nas artes cênicas são retratados em série

Para além de seu envolvimento na política santarena, Odete Costa é também uma artista de mão cheia. Ela, que já foi vereadora e que é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), tem agora uma outra faceta sua retratada em uma série de 3 episódios, que perpassam o drama, a luta e a imaginação. 

 

A série conta a história de Odete Costa em seus mais de 40 anos de arte cênica tanto no cinema, como no teatro. A ideia surgiu logo após o início da pandemia, em que os artistas ficaram em situação muito difícil. Assim, motivados pelo Edital de Multilinguagens da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Odete e Elton Jhonny tiveram a iniciativa de escrever o que mais tarde se tornaria a série Mestre Odete Costa, destacando as principais personagens vividas pela atriz. 

 

A atriz falou sobre as emoções envolvidas desde a aprovação do projeto até sua realização: “quando saiu o resultado do edital, nossa, eu fiquei muito feliz, muito feliz, com a aprovação pela Secretaria de Estado de Cultura... pra mim, atuar em uma produção como essa foi assim desafiador, muito desafiador... tinha dia que a gente gravava 2, 3 personagens, então tinha que mudar de roupa, de tudo: teu comportamento, tua fala, teu olhar, tua risada, teu trejeito”. 

 

Os desafios se deram, em grande parte, devido ao número de personagens: ao todo, 15 foram representados, que vão do diabo a Nossa Senhora, de bruxa a louca, de mulher trabalhadora rural a um fantasma, e que se dividem em tramas dramáticas, de e de imaginação. O resultado poderá ser conferido nesta sexta-feira, 12, pelo YouTube, no canal do Grupo de Teatro Terra firme e, pelo Facebook, haverá uma live, apresentada pelos componentes da ficha técnica da série: os idealizadores Odete Costa e Elton Johnny, a produtora Adriana Simões, o diretor geral e roteirista Laurimar Figueira e o diretor de fotografia Silvágner Grigório.

 

Odete diz que o projeto é muito importante, pois através dele será possível fazer “as pessoas, até aquelas de lugares mais longínquos a viajarem na imaginação e ajudá-los também a despertar... o ser humano tem que acreditar muito que a cultura tem que estar viva, a cultura é o nosso respirar, então fazer teatro, fazer cinema, fazer outras áreas da cultura é muito importante pra que a gente possa se sentir realmente presente nesse mundo”. Ela aproveitou a entrevista, ainda, para fazer agradecimentos: “aproveito para agradecer todos que se juntaram nessa tarefa, todos que estiveram presentes, todos que, mesmo ausentes, mas estavam torcendo... eu espero que o produto seja um produto muito bacana pra todo mundo assistir”.

 

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

  Acesse ainda o Podcast Tapajós de Fato

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.