Sábado, 22 de Janeiro de 2022
Notícias Capacitação

Programa de formação preparou jovens do PAE Lago Grande para atuar na campanha “Não abra mão da sua terra”

Jovens das três regiões do PAE estiveram em Santarém para a capacitação promovida por organizações sociais.

01/12/2021 às 16h45
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Compartilhe:
Programa de formação preparou jovens do PAE Lago Grande para atuar na campanha “Não abra mão da sua terra”

No último final de semana, de 26 a 28 de novembro, jovens das regiões Arapiuns, Arapixuna e Lago Grande, do PAE Lago Grande, estiveram na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (STTR) e, posteriormente, no Centro de Formação Francisco Roque, localizado próximo à comunidade São Brás, para uma capacitação promovida pelo STTR e pela Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (Feagle), com apoio de outras organizações como a Fase Amazônia. 

 

A formação tem o objetivo de preparar a juventude do PAE para atuar em campanhas em defesa do território, como a campanha “Não abra mão da sua terra”. O objetivo é que esses jovens possam atuar como comunicadores dentro de suas comunidades, levando informações aos moradores sobre os grandes empreendimentos que têm interesse nas suas terras e sobre a importância de se manter no PAE.

 

A programação do encontro formativo contou com místicas de abertura, nos três dias, voltadas ao contato com a natureza e à reflexão sobre a luta pelo território. Em seguida, houve e dinâmicas a respeito de dispositivos legais, direitos fundamentais, conceitos como Projeto de Assentamento Agroextrativista, militância, ativismo, entre outros. Além disso, o último dia foi quase inteiramente dedicado a uma exposição sobre comunicação popular como ferramenta na defesa do PAE.

 

Estiveram presentes, além dos jovens do PAE Lago Grande, lideranças como Ivete Bastos e Edilson Figueira, que ocupam a presidência e a vice-presidência do STTR, Rosenilce Vitor, presidenta da Feagle, e representantes do coletivo de jovens Guardiões do Bem Viver, que já atua na defesa do território. 

 

Acesse as redes sociais do Tapajós de Fato: FacebookInstagram e Twitter.

 

Acesse ainda o Podcast Tapajós de Fato

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.