Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Notícias Pós-chamas

Doutoranda da Ufopa produz ensaio fotográfico que mostra os efeitos dos incêndios na Savana Alter do Chão, em 2019

“Savana Alter do Chão - Nas Chamas da controvérsia e da degradação” é o nome do ensaio feito nas comunidades de Alter do Chão e de Ponta de Pedras.

29/12/2021 às 10h21
Por: Tapajós de Fato
Compartilhe:
Doutoranda da Ufopa produz ensaio fotográfico que mostra os efeitos dos incêndios na Savana Alter do Chão, em 2019

A doutoranda, Talita Baena, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará produziu um ensaio fotográfico que mostra imagens sobre os efeitos dos incêndios na Savana Alter do Chão, em 2019, nas comunidades de Alter do Chão e de Ponta de Pedras, na cidade de Santarém, Oeste do Pará. O ensaio foi publicado na Revista Iluminuras (Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais), vinculada ao Laboratório de Antropologia Social do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

O trabalho apresenta uma breve narração dos acontecimentos em setembro de 2019, com a ocorrência dos incêndios, e apresenta registros fotográficos da área afetada pelo fogo, desde os vestígios iniciais, passando pelos impactos na fauna, presença de pesquisadores na área e o novo florescer em espaços queimados.

 

Segundo a autora, “o ensaio também traz trechos dos diários de campo de um estudo social de ciência e tecnologia, que por meio de uma observação participante, no Laboratório de Física e Química da Atmosfera, faz cartografia de controvérsias ambientais e registros fotográficos e audiovisuais da ciência em ação dos estudos de clima e meio ambiente, desenvolvidos pela rede de pesquisadores que atua junto ao laboratório, evidenciando também como controvérsias políticas e a especulação imobiliária impactam os ecossistemas e as pesquisas na Amazônia”.

 

O ensaio apresenta trechos dos diários de campo que evidenciam como as “controvérsias políticas e a especulação imobiliária impactam os ecossistemas e as pesquisas na Amazônia”- disse a pesquisadora.

Em seu trabalho, Talita Baena traz também relatos de brigadistas que atuaram no combate aos incêndios, falando das estratégias para controlar os focos e do apoio que recebiam pelo rio, além de apresentar também como a

 

A seguir, confira algumas imagens do ensaio:


Para ler o trabalho completo, clique no link do ensaio: clique aqui

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.