Ana Júlia é filha de Artur Sampaio Carepa e de Maria José de Vasconcelos Carepa, nascida em Belém do Pará no dia 23 de Dezembro de 1957.
Formada em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1976-1980).
Trajetória Política
Iniciou sua trajetória política em 1978 como líder estudantil do grupo “Convergência”, inclusive, participando de atos públicos, passeatas e manifestações.
Em 1982 Ana começou a atuar no PCdoB quando ainda era um partido “clandestino” e no mesmo ano migrou ao PT.
Ana Júlia, pelo PT foi Vereadora de Belém pelo Período de 01 de janeiro de 1993 a 01 fevereiro de 1995. Eleita Deputada Federal pelo Pará em 1995, Vice Prefeita em 1997 e posteriormente eleita vereadora de Belém de 01 de janeiro de 2001 a 01 de fevereiro de 2003 e Senadora do Pará em 2003. Ana ainda foi eleita a Primeira Governadora do Pará em 2007.
Saída e Retorno
Após 30 anos de militância no Partido dos Trabalhadores, Ana Júlia saiu do PT em outubro de 2017, e anunciou seu ingresso no PCdoB já em 2018, no mesmo ano concorreu novamente ao cargo de deputada federal, agora pelo PCdoB, obtendo 54.058 votos, mas não conseguiu se eleger por falta de coeficiente eleitoral da coligação que seu partido estava inserido.
A Ex-Governadora anunciou em 16 de Fevereiro de 2022 o seu retorno ao PT com uma carta aberta em suas redes sociais, onde diz que “Decidi aceitar o convite da Companheira Gleisi Hoffmann de voltar ao PT para ajudar a eleger mais mulheres comprometidas com a luta contra o machismo e a misoginia e todas as formas de opressão para contribuir com a vitória de Lula Presidente”.
Ver essa foto no Instagram
O Partido dos Trabalhadores está trabalhando para fortalecer seus quadros e as candidaturas para este pleito eleitoral, e a volta de Ana Júlia Carepa é um grande reforço ao partido.