Quinta, 26 de Maio de 2022
Gênero e Sexualidade #8M

STTR de Santarém realiza evento em homenagem ao dia internacional das mulheres

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, promoveu, nesta terça-feira, diversas atividades em homenagem ao Dia 08 de Março.

08/03/2022 às 18h24 Atualizada em 10/03/2022 às 14h17
Por: Tapajós de Fato
Compartilhe:

Nesta terça-feira, na sede do STTR de Santarém, no auditório Luzia Oliveira Fati, ocorreu o evento que homenageia o Dia Internacional da Mulher e o seu protagonismo na luta. 

 

O sindicato e seus parceiros proporcionaram às mulheres que participaram da programação, atendimentos de saúde e beleza, além de  oficinas e palestras sobre o protagonismo feminino, empoderamento financeiro e a violência doméstica. 

 

A equipe do Tapajós de Fato conversou com a presidenta do Sindicato, Maria Ivete Bastos,  ela fala  sobre os desafios de ser uma presidenta mulher e sobre o primeiro 08 de Março após o seu retorno à presidência do sindicato. “Eu fico feliz de mais uma vez estar aqui presidindo esse sindicato, e na eleição de 2005 ter tido uma rejeição de 400 trabalhadores e anos depois ser eleita com unanimidade é muito gratificante saber que deixamos um legado”, disse a presidenta.

 

Ivete Bastos fala também sobre as atividades realizadas no sindicato no 08 de Março: “as mulheres trabalhadoras rurais sofrem muita violência, são até impedidas de participar de uma reunião comunitária, de filiar-se a uma associação, e eventos como esse são muito importantes para conscientizar as mulheres trabalhadoras e dá um pouco de cuidado para elas”.

 

A equipe também conversou com Elizangela Leal, secretária de mulheres do STTR, e ela fala  sobre a responsabilidade de ser Secretária de Mulheres do sindicato, sendo presidida por uma mulher, “é um desafio muito grande, no qual eu tenho muita admiração por ter a dona Ivete como presidenta, pela sua história, e eu estou aprendendo muito, e existe um compartilhamento de saberes entre nós mulheres trabalhadoras rurais”.

 

Elizangela finaliza: "é muito gratificante! Esse evento tem me rendido muitos elogios das mulheres, e estou muito feliz pelas contribuições dos nossos parceiros, e ver as mulheres reunidas aqui me deixa muito feliz”.

 

O evento realizado hoje foi em parceria com os movimentos sociais, organizações não governamentais e empresas parceiras, como o AMTR, FOQS,  FASE, Terras de Direitos, Recanto do Amanhã, Café Feminista, Clube da Luta Feminina e o Tapajós de Fato.



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.