Quinta, 26 de Maio de 2022
Amazônia Pupunha

Safra da Pupunha e sua importância para a agricultura familiar na Amazônia

Geração de renda e frutos que completam a alimentação nas mesas das famílias na região.

14/03/2022 às 15h07
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Compartilhe:
Foto: Tapajós de Fato
Foto: Tapajós de Fato

A pupunheira foi uma das primeiras plantas domesticadas pelos indígenas em tempos pré-colombianos, provavelmente no sudoeste da Amazônia. Ao longo do tempo, ela foi distribuída por todos os trópicos úmidos baixos nas Américas.

Acredita-se que a pupunheira foi domesticada inicialmente para extração de madeira e somente, mais tarde, para o fruto. Os primeiros frutos eram oleosos, mas com o avanço da domesticação foram obtendo mais amido. Atualmente, o fruto é consumido por muitas tribos indígenas, por moradores rurais e por pessoas nas cidades da Amazônia.

As espécies são variadas, e o tempo de produção está entre o mês de janeiro e março, e pode chegar até em abril.

Uma pupunheira produz de 5 a 10 cachos por ano, no entanto, há palmeiras que chegam a produzir 25 cachos em apenas 1 ano chuvoso em solo bom. Cada cacho de pupunha pesa entre 2 a 12 quilos, e contém aproximadamente 100 frutos, podendo atingir até 400 frutos por cacho. Uma pupunheira pode produzir de 10 a 120 quilos de frutos.

A colheita de 1 hectare pode variar de 4 a 10 toneladas por ano, às vezes, ocorre baixa produção por causa da polinização insuficiente, falta de chuva, falta de matéria orgânica ou solos compactados.

 O Tapajós de fato conversou com o produtor rural Serginaldo Fonseca, Técnico em Agroecologia e morador do assentamento agroextrativista PAE LAGO GRANDE.

Serginaldo disse, "a cultura da pupunha inicia com a seleção das sementes para fazer as mudas de qualidade, este é um primeiro passo. Uma das técnicas que usamos para saber se a semente tem qualidade é colocar a água em uma vasilha que pode ser um balde, e colocamos a semente, as sementes que ficar submersa, já se descarta e qual ficar no fundo do recipiente, está sim está pronta para seguir para uma próxima etapa".

Para uma segunda etapa, o agricultor familiar disse, "colocamos as sementes para germinar, e quando já tiverem germinado, isso leva aproximadamente 40 dias. Depois é só colocar em sacolas com adubo, no entanto quanto tiverem com 40°cm de tamanho, as mudas já estão prontas para o plantio".

 O agricultor ressalta ainda que " as pupunheiras se desenvolvem melhor em roças sem o uso do fogo".

 

Serginaldo completa afirmando que "a safra da pupunha é importantíssima para a alimentação das famílias do território, e temos ainda  com uma forma de geração de economia para as comunidades e região, tanto econômica, quanto alimentícia, mas quando ela e produzida pela Agricultura Familiar, pois sabemos que são alimentos confiáveis e saudáveis, que vão para nossas mesas".

 Importância para a Biodiversidade

"Além de ser um fruto muito delicioso, os pássaros e animais se alimentam dos frutos das palmeiras, somos seres humanos, plantamos, mas a natureza faz seu papel, e se junta a outras espécies de árvores da Floresta'', finalizou o produtor rural.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.