Quinta, 26 de Maio de 2022
Reportagem Especial Denúncia

Cratera em estrada principal do PAE Lago Grande causa transtorno para os comunitários da região

O ônibus da lancha e uma ambulância já chegaram a ficar atolados no local.

30/03/2022 às 15h21
Por: Tapajós de Fato Fonte: Tapajós de Fato
Compartilhe:
Cratera em estrada principal do PAE Lago Grande causa transtorno para os comunitários da região

A equipe do Tapajós de Fato recebeu uma denúncia de que existe uma cratera nas proximidades da comunidade Soledade, região do Lago Grande, na principal estrada do PAE, a Translago.

Devido às fortes chuvas que vem acontecendo na região, o buraco se formou, e desde a segunda-feira (28) os comunitários esperam por máquina e operador para contornarem a situação, mas estão sem resposta até o momento.

Segundo relatos de moradores a situação desse trecho da estrada é bem preocupante, pois tem impactado na dinâmica de deslocamento da população. Como exemplo dois episódios que aconteceram, um onde o ônibus da lancha que transporta pessoas de várias comunidades atolou no trecho, causando transtornos para as pessoas que tiveram que esperar a situação ser resolvida para seguir viagem.

Outra situação foi de uma ambulância que também ficou parada no trecho. Um morador que não quis ser identificado, fala sobre sua preocupação, “uma ambulância ficou parada aqui nesse buraco, olha o quanto é grave isso, uma pessoa precisando de atendimento urgente e tendo que esperar desatolar o carro, isso não pode acontecer”.

 

Na situação extremamente de emergência em que se encontra o trecho da estrada e sem a devida assistência por parte dos órgãos competentes, os moradores procuraram através de suas próprias mãos resolver o problema, mas de forma provisória, é claro, pois não cabe a eles esse papel.

Pedaços de paus foram cortados e jogados no buraco pelos próprios comunitários, que tiveram que buscar de alguma maneira amenizar a situação da cratera para poder facilitar a passagem de veículos.

 

A equipe do Tapajós de Fato procurou a SEMINFRA e a Prefeitura de Santarém para ter um posicionamento sobre a situação, mas não obteve resposta.

Enquanto isso os comunitários e comunitárias do PAE Lago Grande seguem sem nenhuma assistência, e tendo suas dinâmicas de deslocamentos impactadas por essa cratera na principal estrada da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.