Neste ano o evento tem como tema “Salve o nosso Tapajós”, que estará no centro de toda programação. As atrações e o tema da segunda edição do Festival dos Rios foram definidos pela organização do evento.
Dona Onete, David Assayag e Amazon Beach estão confirmados na programação.
Os artistas vão se apresentar no mesmo dia, 11 de junho, sábado, no Lago dos Botos, e ainda terão mais três shows, a serem divulgados durante os meses de abril e maio.
O restante da programação será distribuída nos outros dias, em diversos espaços de Alter de Chão, com mais shows, a feira de bioeconomia e o fórum de debates.
O FESTIVAL DOS RIOS tem patrocínio da Natura, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear).
“O rio Tapajós é de extrema importância para milhares de ribeirinhos, que dele tiram seu sustento e seu modo de vida. Queremos passar o recado que salvar o Tapajós é garantir não apenas a sobrevivência, mas o bem-viver de diversas comunidades que convivem em harmonia desde sempre com o rio”, diz Marlena Soares, idealizadora do Festival dos Rios.
Sobre a situação atual o rio Tapajós
O rio conhecido por suas águas limpas e claras, foi manchete nos principais veículos de imprensa do Brasil por conta de sua coloração e turbidez alterada, causadas pela atividade garimpeira e pelo desmatamento ilegal ao longo de sua margem.
O rio Tapajós tem sofrido muitas transformações por conta da ação do homem nos últimos anos. Portos, rodovias, hidrelétricas, fluxo intenso de barcaças e navios, desmatamento e, principalmente, o garimpo, vêm matando, além do rio, os povos que vivem às margens dele.