Sábado, 15 de Junho de 2024

Últimas notícias

Pela terceira vez alunos e professores são contaminados por agrotóxicos em escola da zona rural do município de Belterra, no Oeste do Pará
AgroTóxico 13/06/2024 - 17h46 Pela terceira vez alunos e professores são contaminados por agrotóxicos em escola da zona rural do município de Belterra, no Oeste do Pará No dia de 12 de junho, cerca de 23 pessoas, entre alunos e servidores da escola, precisaram de atendimento médico por apresentarem sintomas de contaminação por agrotóxico. A escola é rodeada de campos de soja.
Prefeitura do município de Belterra derrubou 28 árvores na área da Vila Americana para construir uma praça no local
Absurdo 12/06/2024 - 14h18 Prefeitura do município de Belterra derrubou 28 árvores na área da Vila Americana para construir uma praça no local @tapajosdefato
Projeto Puxirum promove intercâmbio entre organizações de comunicação na Amazônia
Rede 12/06/2024 - 13h52 Projeto Puxirum promove intercâmbio entre organizações de comunicação na Amazônia O projeto teve início no TechCamp 2023, evento promovido pela Embaixada dos Estados Unidos e pelo laboratório de jornalismo ÉNois, onde organizações de diversas partes do Brasil puderam trocar experiências e receber mentorias.
Arte, Resistência e Justiça Climática na Amazônia: projeto de graffiti é realizado em escola pública de Santarém, Oeste do Pará
Graffiti 10/06/2024 - 16h49 Arte, Resistência e Justiça Climática na Amazônia: projeto de graffiti é realizado em escola pública de Santarém, Oeste do Pará Para o grupo, é importante chamar a atenção por meio da arte para a região metropolitana de Santarém, por ser uma área cada vez mais ameaçada pela ganância dos que querem sugar a natureza até a última gota.
ICMBio realiza a primeira Feira da Sociobiodiversidade com agricultores familiares da região de Santarém, Oeste do Pará
Feira 06/06/2024 - 09h36 ICMBio realiza a primeira Feira da Sociobiodiversidade com agricultores familiares da região de Santarém, Oeste do Pará Dentre os objetivos da 1ª Feira da Sociobiodiversidade, além de comemorar o dia do meio ambiente, também foi trazer discussões sobre questões ambientais como Mudanças Climáticas, Crise Climática usando o contexto regional.
Benzedeiras: mãos que curam os povos da Amazônia
Benzedeiras 03/06/2024 - 15h51 Benzedeiras: mãos que curam os povos da Amazônia As histórias de quem carrega consigo o dom da cura são sempre marcadas por circunstâncias adversas, desde a infância essas pessoas demonstram dons que surgem sem uma explicação, ensinam remédios com folhas, cascas de árvores e conhecem as plantas, é na infância que se identifica uma benzedeira.
Abertas inscrições para edital de apoio ao enfrentamento às mudanças climáticas no PA e MA
Oportunidade 29/05/2024 - 23h31 Abertas inscrições para edital de apoio ao enfrentamento às mudanças climáticas no PA e MA O "Edital Cidades Amazônicas II - Floresta Viva em Movimento", promovido pelo Fundo Dema, vai apoiar com repasses de R$ 10 mil a R$ 30 mil coletivos liderados por negros/as, indígenas, quilombolas, agroextrativistas, agricultores/as, comunicadores/as populares e artistas.
Rio Arapiuns, no município de Santarém, pode se tornar sujeito com direitos
Reivindicação 27/05/2024 - 16h45 Rio Arapiuns, no município de Santarém, pode se tornar sujeito com direitos Uma mobilização para um Projeto de Lei quer reconhecer o Rio Arapiuns em Santarém Pará como sujeito de direitos legais.
Finalização da titulação de territórios quilombolas pode acontecer apenas no ano de 4732. Haverá mundo?
Quilombos 17/05/2024 - 14h17 Finalização da titulação de territórios quilombolas pode acontecer apenas no ano de 4732. Haverá mundo? Estimativa revela que, se mantiver atual ritmo, governo federal levará 2.708 anos para titular todos os quilombos com processos abertos no Incra.
Junto aos movimentos e representantes das comunidades, CPT Pará realiza lançamento do caderno Conflitos no Campo 2023
Lançamento 15/05/2024 - 14h56 Junto aos movimentos e representantes das comunidades, CPT Pará realiza lançamento do caderno Conflitos no Campo 2023 Na apresentação dos dados, conduzida por Andreia Silvério, da Coordenação Nacional, os destaques foram para os números recordes de conflitos em todo o país, e também a posição que o Pará ocupa nos registros: o estado é o segundo em todo o país, com 226 ocorrências (atrás apenas da Bahia), sendo a maior parte conflitos por terra (183). Empresários (28%), grileiros (19%) e fazendeiros (18%) são os maiores agentes da violência, que vitimou principalmente quilombolas (29%), indígenas (27%), posseiros (15%) e assentados da reforma agrária (14%). 
Êxodo Rural: jovens amazônidas que deixaram seus territórios para buscarem mais oportunidades na cidade
Juventude 14/05/2024 - 15h43 Êxodo Rural: jovens amazônidas que deixaram seus territórios para buscarem mais oportunidades na cidade “Tive que vir para Santarém para estudar e trabalhar, não tive outra opção, mas mesmo assim não me distanciei das lutas por melhorias para o nosso território, para que as futuras gerações possam ter acesso a essas políticas públicas, pois se elas já estivessem sendo efetivadas em nossas comunidades a gente não ia precisar sair de lá”- Elton Arapiun.
Mulheres indígenas da Amazônia, grupo As Karuana encanta a Europa com carimbó em turnê internacional
Turnê 10/05/2024 - 13h02 Mulheres indígenas da Amazônia, grupo As Karuana encanta a Europa com carimbó em turnê internacional O grupo "As Karuana", formado por mulheres indígenas paraenses, irá realizar 8 apresentações na Alemanha e na Holanda, entre 10 e 24 de maio, divulgando a cultura e os ritmos da Amazônia, e cantando sobre a defesa dos rios e das florestas.
Maternidade e Militância: a jornada de Margareth Maytapu, mulher e mãe na luta indígena
Maternidade 02/05/2024 - 15h23 Maternidade e Militância: a jornada de Margareth Maytapu, mulher e mãe na luta indígena Uma jornada marcada por desafios, resiliência e valor coletivo, sua trajetória é um testemunho da capacidade feminina e da determinação de uma comunidade em busca de seus direitos e reconhecimento.
Lançamento 30/04/2024 - 16h11 Saúde e Alegria lança projeto Escola Floresta Ativa, iniciativa de educação em território amazônico Parceria entre Projeto Saúde e Alegria e Fundação Toyota do Brasil visa fortalecer economia da floresta em pé e empoderar comunidades locais através de cursos de capacitação.
Como a entrada da mineração nos territórios impacta a saúde e a vida das mulheres na Amazônia
Reportagem Especial 25/04/2024 - 12h26 Como a entrada da mineração nos territórios impacta a saúde e a vida das mulheres na Amazônia Quando uma empresa mineradora chega no território as primeiras pessoas impactadas são as mulheres, principalmente as mulheres negras. Com seu território invadido, seu corpo e sua saúde são drasticamente prejudicados, tornando- as mais vulneráveis à doenças, perseguição e morte, quando principalmente, assumem posições de liderança.