Sexta, 19 de Julho de 2024

Últimas notícias

Encruzilhadas brasileiras: obras de infraestrutura avançam no Brasil, mas a que custo?
Amazônia 22/04/2024 - 17h39 Encruzilhadas brasileiras: obras de infraestrutura avançam no Brasil, mas a que custo? Um olho na economia, mas nenhum na preservação ambiental: especialistas apontam riscos ambientais de projetos como a BR-319, a Nova Ferroeste e o PL 151/2023.
 Comunicação para adiar o fim do mundo: jovens comunicadores indígenas compartilham histórias de dedicação à causa socioambiental e aos saberes dos povos originários
Juventude 19/04/2024 - 12h09 Comunicação para adiar o fim do mundo: jovens comunicadores indígenas compartilham histórias de dedicação à causa socioambiental e aos saberes dos povos originários “Quem acompanhou o primeiro ATL, em 2004, sabe o quanto a nossa comunicação era limitada, tanto em relação a equipamento, quanto em relação ao número de pessoas. Por isso, ver tantos jovens atuando hoje nessa área é uma felicidade enorme. Isso fortalece demais a nossa luta. E esse é o caminho que acredito, usar os meios de comunicação para fortalecer a nossa luta e entender a comunicação indígena como uma missão, pois, é assim que ela deve ser compreendida”, destaca Alexandre Pankararu.
Autoras santarenas contam sobre suas obras e inspirações: a arte de expressar sentimentos por meio das palavras
Literatura 17/04/2024 - 17h21 Autoras santarenas contam sobre suas obras e inspirações: a arte de expressar sentimentos por meio das palavras O Tapajós de Fato entrevistou três autoras locais: Jenna Valéria, Amanda Brito e Greice kelly. Que nos contaram sobre suas histórias de vida, as motivações que as levaram a se tornarem autoras e suas criações.
Ditadura nunca mais: o golpe civil-militar, os impactos do desenvolvimentismo e a questão agrária no Baixo Amazonas
História 13/04/2024 - 13h59 Ditadura nunca mais: o golpe civil-militar, os impactos do desenvolvimentismo e a questão agrária no Baixo Amazonas O lema era: “terra sem homens para homens sem terras”, invisibilizando totalmente os amazônidas; as consequências foram devastadoras, afirma especialista.
Defensoras e defensores de direitos humanos, movimentos e organizações sociais irão participar de reunião com Relatora Especial da ONU, em Santarém
Luta 11/04/2024 - 15h46 Defensoras e defensores de direitos humanos, movimentos e organizações sociais irão participar de reunião com Relatora Especial da ONU, em Santarém "Defensoras (es) de direitos humanos do Pará correm risco”, denunciam organizações sociais à relatora da ONU
Indígenas da aldeia Novo Lugar, na T. I. Maró, denunciam precariedade no serviço de transporte escolar por empresa contratada pela Semed, em Santarém
Denúncia 10/04/2024 - 16h28 Indígenas da aldeia Novo Lugar, na T. I. Maró, denunciam precariedade no serviço de transporte escolar por empresa contratada pela Semed, em Santarém Segundo os moradores, os alunos estão sem poder ir à escola. A principal preocupação é com a segurança dos alunos que iam em embarcações improvisadas, que não obedecem normas de segurança. A Semed se manifestou sobre a situação.
III Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil: um debate em busca de meios de adaptação às mudanças climáticas e sobre direito à cidade
Evento 09/04/2024 - 15h13 III Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil: um debate em busca de meios de adaptação às mudanças climáticas e sobre direito à cidade O evento traz à tona reflexões ante a crise climática que vivemos e que pedem medidas urgentes de transformação socioambiental e adaptação a essas mudanças do clima.
Greve Emater: luta dos servidores por melhores condições de trabalho e os impactos para os agricultores familiares do Oeste do Pará
Reivindicações 04/04/2024 - 17h02 Greve Emater: luta dos servidores por melhores condições de trabalho e os impactos para os agricultores familiares do Oeste do Pará O movimento de greve da Emater-PA no Oeste do Pará conta com o apoio de organizações que representam mais de 20.000 (vinte mil) famílias, manifestado através de cartas de apoio.
Mais de 50 organizações anunciam boicote a edital da Fundação Cargill
Luta 04/04/2024 - 14h44 Mais de 50 organizações anunciam boicote a edital da Fundação Cargill Para os indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores e demais comunidades tradicionais da Amazônia e Cerrado, trata-se de uma “tentativa da Cargill de limpar a sua imagem através do financiamento a projetos socioambientais comunitários e a supostos negócios de impacto” e “a única coisa que a Cargill semeia é a violação de direitos e a morte". 
Protocolos de consulta e sua importância para os territórios na Amazônia
Consulta 03/04/2024 - 16h22 Protocolos de consulta e sua importância para os territórios na Amazônia Acesso a territórios precisa de mais rigor para que seja evitado o desrespeito ao modo de vida nas comunidades e aldeias.
V Sarau Curupira realizado pelo Tapajós de Fato homenageia a luta das mulheres por justiça climática na região do Oeste do Pará
Evento 02/04/2024 - 18h00 V Sarau Curupira realizado pelo Tapajós de Fato homenageia a luta das mulheres por justiça climática na região do Oeste do Pará O evento também contou com um momento simbólico, dedicado a homenagear mulheres que de alguma forma impactam e inspiram outras mulheres com seus trabalhos. As homenageadas foram Auricélia Arapiun, indígena e presidenta do Conselho Deliberativo da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e Damilly Yared, comunicadora popular e colaboradora do Tapajós de Fato.
Coletivo de Mulheres, Juventude e Comunicação do MAM realiza plenárias sobre impactos da mineração na região do Mirí, em Juruti
Luta 27/03/2024 - 15h10 Coletivo de Mulheres, Juventude e Comunicação do MAM realiza plenárias sobre impactos da mineração na região do Mirí, em Juruti “Alertar sobre os riscos que a mineração pode trazer ao nosso território e que irá afetar nossas vidas, nossa cultura, região e o nosso bem comum é necessário. Nossos territórios estão sendo ameaçados e vítimas dessas mudanças climáticas, com tantas problemáticas, precisamos agir hoje para ter futuro amanhã”, Artur Silva.
III Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas, realizado em Óbidos, debate sobre gênero e clima
Evento 25/03/2024 - 16h35 III Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas, realizado em Óbidos, debate sobre gênero e clima Liderado por nove (9) mulheres da região do Baixo Amazonas, com a parceria do Ministério Público do Oeste do Pará (MPPA), o fórum discute acerca da construção de possibilidades de acesso à políticas públicas já garantidas em lei e estrutura meios para inserir novas políticas que atendam as demandas atuais.
Encontro Estadual do CNS/PA: Populações Extrativistas Unidas em Defesa da Floresta e do Clima
Evento 21/03/2024 - 14h44 Encontro Estadual do CNS/PA: Populações Extrativistas Unidas em Defesa da Floresta e do Clima A programação inclui debates abrangentes sobre a crise climática, a regularização fundiária, a infraestrutura para os territórios extrativistas, a gestão socioambiental e a promoção da produção sustentável.
Associações de turismo de Alter do Chão negam aprovação para Porto do Consórcio Rio Tapajós, em Santarém
Reivindicação 21/03/2024 - 11h13 Associações de turismo de Alter do Chão negam aprovação para Porto do Consórcio Rio Tapajós, em Santarém As associações chamam a atenção que Alter do Chão é uma Unidade de Conservação e um Território Indígena e alegam que o Conselho da APA Alter do Chão não foi consultado, e nem os indígenas.