Sábado, 15 de Junho de 2024

Território

Pela terceira vez alunos e professores são contaminados por agrotóxicos em escola da zona rural do município de Belterra, no Oeste do Pará
AgroTóxico 13/06/2024 - 17h46 Pela terceira vez alunos e professores são contaminados por agrotóxicos em escola da zona rural do município de Belterra, no Oeste do Pará No dia de 12 de junho, cerca de 23 pessoas, entre alunos e servidores da escola, precisaram de atendimento médico por apresentarem sintomas de contaminação por agrotóxico. A escola é rodeada de campos de soja.
Prefeitura do município de Belterra derrubou 28 árvores na área da Vila Americana para construir uma praça no local
Absurdo 12/06/2024 - 14h18 Prefeitura do município de Belterra derrubou 28 árvores na área da Vila Americana para construir uma praça no local @tapajosdefato
Rio Arapiuns, no município de Santarém, pode se tornar sujeito com direitos
Reivindicação 27/05/2024 - 16h45 Rio Arapiuns, no município de Santarém, pode se tornar sujeito com direitos Uma mobilização para um Projeto de Lei quer reconhecer o Rio Arapiuns em Santarém Pará como sujeito de direitos legais.
Junto aos movimentos e representantes das comunidades, CPT Pará realiza lançamento do caderno Conflitos no Campo 2023
Lançamento 15/05/2024 - 14h56 Junto aos movimentos e representantes das comunidades, CPT Pará realiza lançamento do caderno Conflitos no Campo 2023 Na apresentação dos dados, conduzida por Andreia Silvério, da Coordenação Nacional, os destaques foram para os números recordes de conflitos em todo o país, e também a posição que o Pará ocupa nos registros: o estado é o segundo em todo o país, com 226 ocorrências (atrás apenas da Bahia), sendo a maior parte conflitos por terra (183). Empresários (28%), grileiros (19%) e fazendeiros (18%) são os maiores agentes da violência, que vitimou principalmente quilombolas (29%), indígenas (27%), posseiros (15%) e assentados da reforma agrária (14%). 
Com lacunas e irregularidades no licenciamento ambiental, número de portos no Tapajós (PA) cresce 105% em 10 anos
Violações 23/04/2024 - 17h28 Com lacunas e irregularidades no licenciamento ambiental, número de portos no Tapajós (PA) cresce 105% em 10 anos Dos 27 portos em operação no Tapajós ao menos metade cometeu alguma irregularidade no processo de licenciamento ambiental. Falta de transparência ambiental e violações de direitos de povos tradicionais também foram identificados.
Protocolos de consulta e sua importância para os territórios na Amazônia
Consulta 03/04/2024 - 16h22 Protocolos de consulta e sua importância para os territórios na Amazônia Acesso a territórios precisa de mais rigor para que seja evitado o desrespeito ao modo de vida nas comunidades e aldeias.
Coletivo de Mulheres, Juventude e Comunicação do MAM realiza plenárias sobre impactos da mineração na região do Mirí, em Juruti
Luta 27/03/2024 - 15h10 Coletivo de Mulheres, Juventude e Comunicação do MAM realiza plenárias sobre impactos da mineração na região do Mirí, em Juruti “Alertar sobre os riscos que a mineração pode trazer ao nosso território e que irá afetar nossas vidas, nossa cultura, região e o nosso bem comum é necessário. Nossos territórios estão sendo ameaçados e vítimas dessas mudanças climáticas, com tantas problemáticas, precisamos agir hoje para ter futuro amanhã”, Artur Silva.
Associações de turismo de Alter do Chão negam aprovação para Porto do Consórcio Rio Tapajós, em Santarém
Reivindicação 21/03/2024 - 11h13 Associações de turismo de Alter do Chão negam aprovação para Porto do Consórcio Rio Tapajós, em Santarém As associações chamam a atenção que Alter do Chão é uma Unidade de Conservação e um Território Indígena e alegam que o Conselho da APA Alter do Chão não foi consultado, e nem os indígenas.
Terreno preservado pela Associação Pérola do Maicá é alvo de invasores e presidente da organização sofre intimidações, em Santarém
Denúncia 21/02/2024 - 11h02 Terreno preservado pela Associação Pérola do Maicá é alvo de invasores e presidente da organização sofre intimidações, em Santarém Essa tentativa de invasão ao terreno já é antiga, e segundo relatos, acontece principalmente porque o terreno ao lado já foi invadido e desmatado, e o objetivo é fazer o mesmo com o da associação.
Comunicação e turismo de base comunitária: jovens do Baixo Tapajós embarcam em uma experiência para fortalecer o turismo nas comunidades
Fortalecimento 09/02/2024 - 14h03 Comunicação e turismo de base comunitária: jovens do Baixo Tapajós embarcam em uma experiência para fortalecer o turismo nas comunidades Ao longo de 7 dias as juventudes da Resex e do Pae Lago Grande estiveram reunidas em um barco para navegar por algumas comunidades, e ao longo da viagem passarem por formações de comunicação popular e turismo de base comunitária.
Território de Murumuru, localizado em Santarém, é reconhecido como área quilombola pelo Instituto Nacional De Colonização e Reforma Agrária (INCRA)
Conquista 22/11/2023 - 14h30 Território de Murumuru, localizado em Santarém, é reconhecido como área quilombola pelo Instituto Nacional De Colonização e Reforma Agrária (INCRA) A portaria Nº 220, de 14 de novembro de 2023, reconheceu e declarou como terras da Comunidade Remanescente o Quilombo Murumuru, localizado no município de Santarém, no estado do Pará.
Mineração: um panorama dos grandes projetos minerários na região do Baixo Amazonas
Destruição 31/10/2023 - 16h09 Mineração: um panorama dos grandes projetos minerários na região do Baixo Amazonas A mineração na região do Baixo Amazonas tem ameaçado cada vez mais comunidades tradicionais em busca da expansão da exploração de minério no Pará.
Jovens da Zona Leste de Santarém comemoram o Dia Nacional da Juventude com romaria e noite cultural
Juventude 25/10/2023 - 15h08 Jovens da Zona Leste de Santarém comemoram o Dia Nacional da Juventude com romaria e noite cultural Pastoral Da Juventude - Área Pastoral São Lucas – chama os jovens ao engajamento em favor do Lago do Maicá.
Construção de portos irregulares afeta moradores na região de Santana do Ituqui, em Santarém
Denúncia 23/10/2023 - 12h26 Construção de portos irregulares afeta moradores na região de Santana do Ituqui, em Santarém Moradores de Santana do Ituqui denunciam a construção de portos irregulares de calcário e pedem que as autoridades públicas olhem para os moradores da região.
Justiça climática pelo Bem Viver: a criação da cartilha juntamente com moradores do território Borari-Alter do Chão
Cartilha 18/10/2023 - 11h04 Justiça climática pelo Bem Viver: a criação da cartilha juntamente com moradores do território Borari-Alter do Chão Tapajós de Fato, Associação de mulheres indígenas Suraras do Tapajós e território indígena Borari-Alter do Chão produzem cartilha Justiça Climática pelo Bem Viver